Pular para o conteúdo

Os riscos da automedicação para a saúde bucal e por que é importante consultar um dentista para o tratamento de problemas dentários

A automedicação pode ser definida como o ato de tomar medicamentos sem a orientação ou prescrição de um profissional de saúde qualificado. Embora possa parecer uma alternativa fácil e rápida, a automedicação pode trazer diversos riscos e complicações para a saúde, inclusive bucal.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde comenta que muitas pessoas recorrem à automedicação para tratar problemas dentários, como dores de dente, inflamações na gengiva, feridas na boca, entre outros. No entanto, é importante lembrar que os medicamentos específicos para esses problemas dentários só devem ser prescritos e administrados por um profissional de saúde qualificado, como um dentista.

Alguns dos problemas bucais mais comuns que levam as pessoas a se automedicarem incluem:

1. Dores de dente – A dor de dente é um dos problemas mais comuns que levam as pessoas a buscar alívio imediato através da automedicação. As dores de dente podem ser causadas por cáries, infecções, inflamações, entre outros problemas.

2. Feridas na boca – Aftas, herpes labial e outras lesões na boca podem causar dor e desconforto, levando as pessoas a buscar alívio através da automedicação.

3. Inflamação na gengiva – A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode ser causada por uma higiene oral inadequada. Quando a inflamação causa dor ou desconforto, muitas pessoas recorrem à automedicação para alívio.

4. Sensibilidade dentária – A sensibilidade dentária é uma condição que causa dor ou desconforto quando os dentes são expostos a estímulos como alimentos quentes, frios, ácidos ou açúcar. As pessoas podem tentar tratar a sensibilidade dentária através da automedicação.

5. Halitose – A halitose, ou mau hálito, é uma condição que pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo higiene oral inadequada, cáries, doenças gengivais, entre outros. As pessoas podem tentar tratar o mau hálito através da automedicação.

Fazer o uso de medicamentos de forma indevida, podem até mesmo mascarar o problema, dificultando o diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, podem também criar uma resistência do organismo aquela medicação, fazendo com que perca o efeito desejado.

A resistência a medicamentos pode levar a uma redução da eficácia do tratamento e à necessidade de utilizar medicamentos mais potentes e caros, além de aumentar o risco de efeitos colaterais e complicações. Por isso, é fundamental que os medicamentos sejam utilizados apenas sob orientação médica, respeitando a dose e o tempo de uso recomendados.

A automedicação pode ser perigosa, pois os medicamentos podem causar efeitos colaterais e interagir com outros medicamentos que a pessoa já esteja tomando. Além disso, algumas pessoas podem ter alergias a determinados medicamentos, o que pode resultar em uma reação alérgica grave.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a visita regular ao dentista não deve ser vista apenas como uma necessidade para tratar problemas já existentes. Na verdade, é recomendado que se faça visitas também, para exames preventivos, com o objetivo de identificar problemas dentários em estágios iniciais, antes que se tornem mais graves e mais difíceis de tratar.” esclarece Bruna Conde.

O dentista também pode orientar quanto a melhor forma de manter a higiene bucal e prevenir problemas dentários.

“É importante ressaltar que o dentista é o profissional mais indicado para tratar problemas dentários e prescrever medicamentos específicos para cada caso. A automedicação pode agravar o problema e dificultar o tratamento adequado. Consulte sempre um dentista antes de tomar qualquer medicamento para problemas dentários, pois somente um profissional qualificado pode indicar o tratamento mais adequado para cada caso específico.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde – Dentista Antenada- Cirurgiã Dentista

Dra. Bruna Conde – Cirurgiã-Dentista.

CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.