Pular para o conteúdo

Sedentarismo altera o funcionamento todos os sistemas do organismo e causa doenças graves; saiba o que fazer

Segundo a OMS, pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos.

Com o aumento do uso da tecnologia e a falta da prática regular de exercícios físicos, o sedentarismo tornou-se um problema crescente na sociedade moderna. No entanto, muitos ainda não estão cientes dos graves efeitos negativos que o estilo de vida sedentário pode levar à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde. Com a instauração da pandemia de COVID-19, vários hábitos sedentários se fortaleceram, já que a população precisou ficar mais tempo em casa durante o isolamento social.

Para o Coordenador técnico do Grupo AYO, Julio César, as pessoas devem se conscientizar dos graves problemas gerados pela condição sedentária.

’’O sedentarismo é um problema sério, que afeta não apenas a aparência física das pessoas, mas também o funcionamento de todos os sistemas do organismo. A falta de atividade física regular pode levar a uma série de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade. É importante que as pessoas entendam a importância da atividade física regular e que adotem um estilo de vida mais ativo para garantir uma boa saúde em longo prazo.”, comenta.

As pessoas sedentárias têm mais riscos para desenvolver inúmeras enfermidades, incluindo doenças vasculares, diabetes, respiratórias, muscular, hipertensão arterial, dentre outras. Nesse contexto, a prática regular de atividade física se torna um artifício importante para a manutenção da saúde.

“O sedentarismo é uma bomba-relógio para a saúde do nosso corpo. Quando ficamos muito tempo sem atividade física, nossos sistemas corporais começam a trabalhar de forma ineficiente, o que pode levar a uma série de problemas de saúde”, explica Júlio.

Atividades que podem ajudar a começar novos hábitos

Existem diversas atividades físicas que podem ajudar a combater o sedentarismo e promover uma vida mais ativa. Algumas opções incluem:

  • Caminhada

  • Corrida

  • Dança

  • Pilates

  • Musculação

Júlio destaca a importância da quantidade adequada de atividade física para alcançar bons resultados. Ele recomenda uma duração mínima de 50 minutos de atividade moderada por semana, ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana. Além disso, é fundamental realizar exercícios de 2 a 3 vezes por semana em dias alternados.

Lembre-se de que é importante escolher uma atividade que seja adequada ao seu nível de condicionamento físico e que seja praticada com regularidade, para que possa trazer benefícios significativos para a sua saúde.