Pular para o conteúdo

Programa Open Class capacita jovens para o mercado de trabalho gratuitamente

A iniciativa é da rede Microcamp que está oferendo cursos presenciais de Informática, Hardware & Robótica e Inglês com certificação

Qualificação: uma barreira ser vendida por jovens em busda de trabalho

Apesar da taxa de desemprego ter recuado para 8,1% no semestre encerrado em novembro de 2022, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência para este ano, segundo especialistas, é um menor crescimento da população ocupada. E os jovens vão continuar sendo os mais afetados pelo desemprego. Atualmente na geração entre 18 e 24 anos, um em cada quatro jovens está desocupado no Brasil, de acordo com a pesquisa da consultoria Idados. Eles também são os que têm mais chances de serem dispensados. O principal motivo apontado pelas empresas, seja na hora da contratação ou da dispensa ainda é a falta de qualificação e experiência.

Diante dessa realidade, a rede de escolas de informática Microcamp, está lançando o programa Open Class, que visa ajudar na qualificação de jovens para que posam se preparar ou se atualizar para o mercado de trabalho.

O programa é totalmente gratuito e disponibiliza três cursos nas áreas de Informática, Hardware & Robótica e Inglês. São cursos presenciais e estão disponíveis em todas as unidades Microcamp. Cada curso tem duração de 10 horas, com uma aula semanal de duas horas e oferecem certificação.

“São cursos intensivos, de menor duração, porém imersivos e focados em habilidades do mercado de trabalho que vão agregar muito na qualificação dos jovens”, explica Jonas Onofre, desenvolvedor de produtos da Microcamp. “A intenção é oferecer algo prático de forma facilitada, para que os jovens iniciantes possam se inserir na sociedade como uma pessoa produtiva. E para os já têm algum conhecimento na área, possam melhor sua performance e abrir novas possibilidades de atuação no mercado”, completa Jonas.

Cronograma de informática

As aulas de informática abrangem os temas: Windows, Pacote Office Ferramentas Web, Illustrator, Photoshop e Programação em blocos com Scratch.

Cronograma de Hardware e Robótica

Abrange os temas: O que é um computador, Componentes & Ferramentas, Smartfone x PC — suas diferenças e curiosidades, Cibersegurança e redes, e Programação & Arduino.

Sobre a Microcamp

A Microcamp é a principal rede de escolas de tecnologia no país. Oferece cursos de Informática, Hardware & Robótica, Games e Inglês. Em 45 anos de mercado, já formou mais de dois milhões de alunos no Brasil. Atualmente possui cerca de 60 mil alunos matriculados em 74 unidades. Além dos conhecimentos técnicos de cada curso, os alunos Microcamp participam do Projeto Meu Brasil, onde desenvolvem competências e habilidades que os motivam a ter uma atitude empreendedora para conquistar objetivos pessoais e profissionais.