Pular para o conteúdo

Você sabe qual a frequência para lavar as roupas de cama, banho e travesseiros? Descubra!

A especialista têxtil Marinês Cassiano, da 5àsec, explica o tempo de utilização e os motivos para a lavagem de cada item

Para manter a casa sempre limpa e organizada, os itens de cama, mesa e banho são uma parte especial para dar aspecto de limpeza no dia a dia. Por conta disso, muita gente se pergunta quais são os cuidados e com qual frequência deve ser feita a limpeza das peças. Podendo ter materiais e tecidos diferentes, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, explica o tempo para a limpeza de cada componente.

1. Roupa de cama

Para as roupas de cama, a recomendação é que semanalmente seja feita a troca e a higienização. Essas peças são de tecidos mais leves, mas por ter contato direto com nossa pele podem ter acúmulo de suor e atrair ácaros, que são prejudiciais para a saúde.

2. Roupas de banho

As toalhas e roupas de banho, além de estarem em contato frequente com a pele, são itens que ficam úmidos com o uso. É fundamental que seja feita a higienização toda semana para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, as peças devem ser colocadas em locais arejados após a utilização para que sequem completamente e estejam adequadas para um novo uso.

3. Travesseiros

Para os travesseiros, a regra muda. O ideal para a lavagem desse item é que ela seja realizada de seis em seis meses e feita por uma lavanderia especializada, evitando mofos e a proliferação de fundos, caso a higienização e a secagem não tenha sido efetuada de forma correta.

Além da periodicidade, Marinês recomenda: “Para uma higienização completa dos itens de enxoval, leve até uma lavanderia especializada, como a 5àsec. Essas peças estão em contato direto com o corpo humano e a boa limpeza proporciona um tecido longe de fungos e bactérias, além de aumentar a durabilidade, pois toda a lavagem é feita respeitando as instruções do fabricante para cada tecido. Também recomendo que nesse tipo de peça seja utilizado o serviço de Bactericida, presente na 5àsec, que higieniza e desodoriza esses tipos de peça por até um mês, não causa alergias e não migra para a pele, além de eliminar ácaros, fungos e bactérias”, finaliza a especialista.

 

Sobre a 5àsec:

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 520 pontos de venda em todo o território brasileiro.