Pular para o conteúdo

Lentes de contato: saiba os cuidados necessários para o uso

Oftalmologista do Hapvida NotreDame Intermédica afirma que é possível a lente ficar presa no globo ocular

Breno Barth, oftalmologista do Hapvida NotreDame Intermédica, fala sobre os cuidados com as lentes de contato

As lentes de contato são excelentes recursos ópticos. Mas, para que seu uso não se transforme em um problema ocular, é preciso que seja aprovado por um oftalmologista e que o paciente siga todas as indicações e crie uma rotina de cuidados.

“O primeiro — e principal passo – é procurar por um médico oftalmologista. Ele irá avaliar o fio lacrimal do paciente, bem como se há blepharitis (inflamação da pálpebra) e conjuntivites alérgicas, que possam atrapalhar o uso das lentes de contato. Além, é claro, de indicar qual o melhor tipo de lente para esse paciente”, explica o oftalmologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Breno Barth.

Ao ser aprovado pelo médico, o paciente receberá os ensinamentos necessários para o uso e cuidados com as lentes de contato, que vão desde manter hábitos diários de higiene; como promover a higienização das lentes antes e depois de usá-las; manter o estojo das lentes limpo; respeitar o prazo de uso do fabricante, além do tempo que passará com as lentes nos olhos.

“Por isso, é muito importante ter o controle periódico com o oftalmologista para avaliar a adaptação. Geralmente, ao iniciar o uso, o retorno ao médico acontece a cada 2 ou 3 meses. Já o paciente estando bem adaptado, as consultas passam a ser anuais”, sinaliza o oftalmologista.

Cuidados

Uma dúvida comum aos pacientes é se é possível que a lente de contato fique presa no globo ocular. O oftalmologista Breno Barth, afirma que pode sim.

“É muito comum naquelas pessoas que dormem com a lente de contato acordarem no dia seguinte sem saber se tiraram a lente ou não e com uma sensação de corpo estranho, incomodando, e com o olho coçando”, diz.

De acordo com ele, o ideal nessa situação é procurar um oftalmologista para que ele examine o globo ocular para verificar onde a lente se encontra. “O oftalmologista, com um exame na lâmpada de fenda, consegue detectar a lente, retirá-la e devolver o conforto ao paciente”, conclui Barth.