Pular para o conteúdo

Chegada do Outono: Como preparar sua casa para a nova estação

Especialista em organização dá dicas de como aproveitar a mudança da estação para colocar a arrumação da casa em dia

Considerada uma estação de transição, o Outono é marcado pela redução gradual de temperaturas e de chuva. Ele também é conhecido por ser a estação das frutas, época em que ocorre a colheita de frutas “tradicionalmente brasileiras”, como a banana e laranja. Mas de que forma podemos usufruir dessas mudanças climáticas em benefício de nosso estilo de vida e na relação com nossas casas?

Toda virada de estação traz consigo um momento propício para uma revisão na organização da casa. A mudança no clima externo reflete mudanças no nosso ambiente interno. A temperatura que começa a ficar mais amenas traz o desejo de um pouco mais de recolhimento e conforto e nada melhor do que preparar o nosso lar para ser o nosso aconchego

A personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkrautelencou algumas práticas que podemos imprimir em nossas vidas e que, acredite, são ótimas para trazer bem-estar, vida e boas energias para nossos lares.

  • Uma boa faxina é uma ótima pedida. Aproveite para limpar dentro dos armários e use esse momento para realizar 2 tarefas importantes:
  1. A primeira delas é fazer o desapego dos itens que não está usando e que não faz mais sentido manter. Ter o hábito de fazer essa triagem a cada virada de estação vai te ajudar a não acumular nada desnecessário no seu guarda roupas, e ainda, vai proporcionar alegria a muitas pessoas que poderão de beneficiar do seus desapegos.
  2. A segunda tarefa é reorganizar seus itens caso os itens de verão estejam muito acessíveis. A gaveta de praia com as roupas de piscina já não serão tão utilizadas e por isso podem ser trocadas por peças mais usadas nessa estação.
  • Tire esse momento para olhar a despensa e separar alimentos que já estão próximos do vencimento para usá-los enquanto estão bons. Se algum alimento já estiver vencido faça a triagem.
  • Procure deixar sempre que possível sua casa ventilar.
  • Por fim, traga conforto e aconchego para seus ambientes, seja através de uma flor, um spray com cheiro gostoso, uma vela aromática, mantas ou almofadas. Cuidar da sua casa é também cuidar de você!

O clima ameno e mais agradável do Outono é convidativo para programas em casa, como reunir amigos e família. Então, que tal tornarmos o ambiente mais aconchegante e convidativo para receber quem gostamos?

Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós. “ – Nalini Grinkraut

Sobre seu livro:

Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?

Era assim que a autora de “Casa Arrumada, Vida Leve” se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.

Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.

A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.

Sobre a profissional e autora:

Nalini Grinkraut é formada em propaganda e marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em administração de empresas pelo Insper. Construiu uma sólida carreira na área de Marketing e, depois, se formou como personal organizer. Atualmente, por meio de suas palestras, consultorias, cursos online e redes sociais, ela se dedica a ajudar as pessoas a arrumarem as suas casas, obtendo mais bem-estar e qualidade de vida a partir da organização.

Livro:  Casa Arrumada, Vida Leve

Autora: Nalini Grinkraut (@nalinigrinkraut)

Editora: Harper Collins

Páginas: 224

Preço: R$ 49,90

Adquira o livro em: https://amz.run/5w4P