Pular para o conteúdo

Como transitar de carreira?

Executivo com mais de 30 anos de experiência, Robson Profeta revela métodos de como fazer uma boa e tranquila transição de carreira

É importante buscar mudanças em nossa vida e, se nos sentimos infelizes ou incompletos profissionalmente, não existe nenhum problema em mudar de carreira. Entretanto, ainda assim não é fácil e nem simples abandonar uma carreira consolidada e partir para o novo.

As pessoas enfrentam barreiras para mudar porque criam vínculo com a profissão, com o cargo ocupado e com o salário que recebem. Algumas ideias pré-estabelecidas, muitas vezes acabam se tornando “algemas” que impedem muitas pessoas de darem um novo rumo para suas carreiras. Em maior ou menor escala, o conhecimento que você já possui será útil, tanto durante o processo de transição, quanto após a consolidação de uma nova atividade.

De acordo com Robson Profeta, é muito comum ouvir que apenas os mais jovens podem arriscar na escolha da carreira. É claro que uma pessoa mais madura, geralmente, possui mais compromissos financeiros do que um jovem e isto reforça a necessidade de um planejamento de carreira afiado. “A definição de uma carreira passa necessariamente por três etapas: autoconhecimento, planejamento e ação e, acredite, são os mais maduros que se surpreendem com a primeira etapa do processo.”

Muitas vezes atribuímos a empresa, ao chefe, ao time, ao baixo salário ou mesmo ao trabalho que realizamos, nossa insatisfação profissional. “Para uma carreira bem-sucedida é preciso investigar seus talentos, suas habilidades adquiridas, conhecer seus valores pessoais e principalmente tentar refletir sobre um trabalho que faria, mesmo que gratuitamente. Esta é a primeira parte que chamo de autoconhecimento. O planejamento bem como a ação irá variar de pessoa para pessoa, mas não é nenhum monstro de sete cabeças”, afirma o especialista.

“O problema é que pessoas buscam resultados imediatos, querem transitar de carreira rapidamente e sem ter perdas financeiras temporárias ou mesmo sem se esforçarem e adquirirem tempo adicional na nova carreira”. Por esta razão, Robson sempre menciona sobre a pílula milagrosa, que promete resultados instantâneos e que na verdade é uma pílula que enriquece apenas o fabricante da pílula, nunca quem a compra. “O sucesso tem uma relação direta com o pensamento de longo prazo” comenta Robson.

Por mais que alguém tenha obtido experiência em determinada carreira e pense que está desperdiçando tudo que aprendeu, Robson finaliza: “toda experiência que adquirimos durante nossa vida, em algum momento nos revisita, e muitas vezes, das formas mais inusitadas. Para transitar de carreira, não é necessário jogar tudo para o alto. Claro que no início existe uma grande chance de não poder renunciar a remuneração atual, mas nada o impede de trabalhar poucas horas adicionais na nova profissão. Você vai se surpreender como a segunda renda rapidamente vai, além de compor seu orçamento, ultrapassar a renda anterior”complementa Robson