Pular para o conteúdo

Diabetes na infância pode afetar a visão

Grande parte das crianças com diabetes juvenil podem desenvolver a retinopatia diabética após 20 anos do diagnóstico

O diabetes desenvolvido na infância pode afetar a visão. Por isso, crianças com diabetes precisam de acompanhamento oftalmológico a partir do diagnóstico da doença.

O diabetes afeta cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes no Brasil, segundo dados da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil). A doença causa diversas alterações no sistema circulatório, inclusive nos vasos que nutrem a retina. Ao longo do tempo, esses danos nos vasos podem causar a retinopatia diabética.

Infelizmente o risco de desenvolver a retinopatia diabética está diretamente ligado à duração da doença. Estudos apontam que após 20 anos, cerca de 99% dos pacientes com diabetes juvenil e 60% daqueles com diabetes tipo 2 podem desenvolver problemas na retina.

 Como o diabetes na infância afeta a visão

Segundo a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, o diabetes afeta a metabolização da glicose devido a insuficiência da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas.

“As alterações nos níveis da glicose produzem substâncias que se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. Como a retina é extremamente vascularizada, podem ocorrer complicações com o passar do tempo, como sangramento e crescimento de neovasos”.

O diabetes também pode levar ao estreitamento dos vasos sanguíneos. A consequência é a má circulação, que também afeta a retina. Naturalmente, a retinopatia diabética não ocorre nos anos iniciais da doença.

“Ao longo dos anos, devido ao descontrole das taxas de glicose, os danos vasculares podem sim afetar a saúde ocular. Portanto, quando há o diagnóstico do diabetes, seja o juvenil ou tipo 2, os pais precisam realizar o acompanhamento com um oftalmologista infantil. Precisamos lembrar que se trata de uma doença crônica, portanto as consultas e exames devem ser periódicos ao longo da vida”, reforça Dra. Marcela.

 É possível prevenir danos na retina?

“Quando as crianças desenvolvem o diabetes há uma série de cuidados que devem ser permanentes. O fator que mais prejudica o sistema circulatório é descontrole das taxas de glicose. Por isso, o uso da medicação e a medição das taxas de glicose de forma constante são essenciais para controlar o diabetes e evitar problemas vasculares”, aponta a especialista.

Além disso, é preciso adotar hábitos saudáveis como realizar atividades físicas e cuidar da alimentação. “Como o diabetes afeta todo o organismo, o oftalmologista deve fazer parte da equipe de profissionais envolvidos no seu controle e tratamento”, finaliza Dra. Marcela.