Pular para o conteúdo

Novidades legislativas: como se atualizar sobre as mudanças na legislação

Veja como se atualizar acerca das novidades na legislação. 

Sabe-se que um profissional do Direito deve estar atualizado sobre as novidades legislativas, afinal, as leis mudam frequentemente e estar a par do que está acontecendo na legislação é uma prova do profissionalismo e da responsabilidade do advogado. Mas, a questão que fica é: como se atualizar sobre as mudanças? 

Neste artigo, você saberá exatamente o que fazer para ficar por dentro de tudo. Continue  a leitura e confira!

1. Acompanhe as publicações oficiais

A melhor forma de se manter atualizado acerca das mudanças legislativas é acompanhar as publicações oficiais que são publicadas no Diário Oficial da União ou nos diários oficiais dos estados e municípios. Assim, você se mantém a par de toda a situação e das possíveis mudanças.

2. Consulte sites especializados

Assim como um profissional da área do jornalismo precisa estar atento aos sites em que está investigando uma notícia, um profissional da área do Direito precisa se atentar aos sites especializados na área em questão. Existem diversos sites jurídicos que divulgam informações precisas sobre a legislação. Procure por eles!

3. Participe de eventos e palestras

Seja você um profissional formado em Marketing, seja você formado em Direito, todas as profissões pedem comprometimento com suas respectivas áreas escolhidas. Por isso, frequentar eventos e palestras voltados será crucial para você se manter atualizado acerca do seu campo de atuação. Aprenda com os especialistas da sua área!

4. Consulte especialistas

Existem diversos profissionais da área do direito que fizeram uma pós-graduação a fim de se especializar em um campo específico. Normalmente, os profissionais especializados em uma determinada área estão sempre atualizados sobre as mudanças na legislação. Consultá-los pode ser uma forma de entender e aprender mais sobre o assunto. 

5. Utilize aplicativos e softwares especializados

Com o avanço da tecnologia, novos aplicativos foram criados e colocados no mercado. É possível encontrar um aplicativo e/ou software ideal para suas necessidades. Algumas ferramentas foram criadas, inclusive, para acompanhar as mudanças na legislação. Portanto, vale a pena buscar por elas.

Independente da graduação que você tenha escolhido cursar, comércio exterior, direito, jornalismo, atentar-se a ela é o primeiro passo para ter sucesso em sua carreira profissional.