Pular para o conteúdo

Ansiedade na terceira idade? Doutora em Psicologia explica como lidar

Especialista revela tabus e preconceitos que envolvem essa fase da vida

O envelhecimento é uma etapa da vida natural e inerente a todo ser humano e que merece atenção especial em relação à saúde mental. E muito pouco se fala sobre ansiedade, depressão e desesperança entre grupos de idosos.

Segundo previsão do Ministério da Saúde para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças menores de 15 anos. Mas, como anda a saúde mental dessa parte da população?

Em seu livro Fazendo as pazes com a ansiedade (Editora Nacional), a Doutora em Psicologia, Blenda de Oliveira explica que um dos fatores que traz ansiedade no processo de perda da juventude é a passagem do tempo e consequentemente a proximidade com a morte.

“Vivemos em uma cultura ocidental na qual a morte é considerada um tabu. Desse modo, somos treinados a não falar sobre esse tema”, explica.
Em seu consultório, a especialista começou a perceber através dos casos apresentados, que a forma como as mulheres lidavam com o envelhecimento envolviam questões diferentes dos seus pacientes do sexo masculino.

“No caso das mulheres, a ansiedade na terceira idade envolvia questões como sentimento de perda da beleza física, atratividade e dos atributos de sedução. E no caso dos homens, percebi questões que envolviam sentimentos relacionados à perda de potência, virilidade e poder”, diz.

Blenda lembra que a concepção do processo de envelhecimento mudou muito nos últimos anos para uma forma positiva e não mais com a ideia de perda de vitalidade como era preconizado no final do século XIX e início do século XX. Mas é claro que ainda há muito o que fazer para acabar com os estigmas do envelhecimento.
“É preciso envelhecer de forma saudável, sem eliminar as ansiedades próprias desse ciclo da vida. Essa etapa inclusive é um processo que pode ser construído a partir dos nossos outros estágios como infância, juventude e idade madura”, afirma a especialista.

Segundo Blenda podemos encontrar potencialidades e algo novo dentro de si, sendo a “velhice” um momento crucial de grandes realizações.

“Na terceira idade, muitas vezes o maior desafio enfrentado pela pessoa idosa é o cultural, pois vivemos em uma sociedade limitante que coloca o idoso em uma posição que o desvaloriza. Essa faixa etária tem libido, desejo, capacidades laborais e muito ainda a contribuir para a sociedade”, afirma.

No capítulo Envelhecer em Tempos De Ansiedade de seu livro, a autora convida o leitor a fazer uma autorreflexão com 5 perguntas à ansiedade pelo envelhecer:
Quem é você no tempo que transcorre?
Como gostaria de viver no presente e nos próximos anos?
Que há por detrás da angústia com a passagem do tempo?
Olhe-se no espelho, de preferência sem roupa, e repare em cada parte do seu corpo. Do que tem medo? Do que gosta? O que o assusta?
Como quer ser lembrado?

Faça um exercício e escreva uma breve autobiografia, contando o que fez ou deixou de fazer, o que aprendeu, do que se arrependeu e do que se orgulha. Escreva sobre como gostaria que fosse sua morte, seu velório, quem gostaria que estivesse lá.

Sobre a autora: Blenda Marcelletti de Oliveira é doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Ela atua como psicoterapeuta em orientação de pais, famílias, casais e adultos. Além da prática presencial no consultório, Blenda escreve e troca ideias por meio das redes sociais. Você pode encontrá-la nos perfis @blenda_psi no Instagram e @oliveira_blenda no Twitter.