Pular para o conteúdo

A importância da podologia para prevenir e tratar problemas nos pés durante os dias mais frios

O podólogo é o profissional ideal para manter os pés saudáveis durante todas as estações do ano

O podólogo é o profissional ideal para tratar de problemas nos pés
Divulgação/Expert Beauty Center

Com a chegada das baixas temperaturas, é comum que as pessoas comecem a enfrentar problemas nos pés. Isso ocorre devido ao uso mais frequente de calçados fechados, que não permitem a ventilação adequada dos pés e a umidade causada pela transpiração.

Para prevenir e tratar esses danos à saúde dos pés durante os meses mais frios — e também em outras estações do ano —, a podologia é uma aliada indispensável. Os podólogos são profissionais especializados em cuidar da saúde dos pés e podem oferecer tratamentos eficazes para uma série de problemas, como calos, fissuras, frieiras, entre outros.

Nos dias mais frios, muitas pessoas podem identificar os pés mais ressecados e o podólogo é quem vai avaliar se o ressecamento é somente devido ao frio ou é uma situação constante no paciente. Para assim, indicar o creme mais adequado ou se o tratamento deve ser contínuo.

Segundo a podóloga do Expert Beauty Center, unidade Barigui, Maria Hammer, um problema nos pés que pode parecer simples pode atrapalhar a saúde de maneira geral. Ela explica que um calo num ponto específico, por exemplo, pode alterar a pisada do paciente e com isso pode gerar dor nas costas, nas articulações e problemas posturais.”Por isso, o ideal é procurar um profissional especializado para avaliar as causas e como isso pode afetar outras regiões do corpo, além de indicar o melhor tratamento para determinada situação”, destaca ela.

Outro ponto de atenção é o cuidado preventivo. “O paciente deve evitar calçados deformes, não repetir o mesmo sapato por dia seguidos e ao tirá-los deixar num local arejado para evitar a proliferação de micose nas unhas. Além de secar bem os pés após o banho, evitar andar descalço em pisos frios e umedecidos, e manter os pés sempre hidratados”, diz.

Sobre o Expert

O Expert Beauty Center é a maior e mais completa rede de salões próprios de Curitiba com quatro unidades nas regiões mais nobres da capital paranaense. À frente da empresa, os irmãos José e Adir Hillani, empreendedores com mais de 25 anos de experiência no setor da beleza. A rede conta com um time de aproximadamente 500 profissionais, divididos nos setores de manicure, pedicure, depilação, podologia, maquiagem, estética e cabeleireiros, todos altamente preparados para oferecer o melhor atendimento com as últimas tecnologias. O Expert agrega também uma equipe de hair designers formados nas mais importantes academias do mundo tais como Toni Guy, Maldonado, Pivo Point, Longueras e Vidal Sasson.