Pular para o conteúdo

A verdade sobro o Hálito Cetônico: O que é e como lidar com o odor desagradável na boca

O hálito cetônico é um tópico que tem gerado bastante interesse e questionamentos nos últimos tempos. Muitas pessoas têm ouvido falar sobre esse odor característico, mas nem todas compreendem o que ele significa e por que ocorre.

O hálito cetônico, também conhecido como hálito de acetona, é um odor peculiar que pode ser percebido na respiração de pessoas que estão em estado de cetose. A cetose ocorre quando o corpo começa a queimar gordura como fonte de energia, em vez de carboidratos. Isso pode acontecer em situações como dietas com baixo teor de carboidratos, jejum prolongado ou condições médicas como diabetes não controlada.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde comenta que a causa do hálito cetônico está relacionada à presença de compostos químicos chamados de cetonas, produzidos pelo fígado durante o processo de queima de gordura. A acetona é uma das cetonas que pode ser liberada na respiração, causando esse odor característico, que muitas vezes é descrito como um cheiro de fruta passada ou removedor de esmalte.

Embora o hálito cetônico seja considerado normal em certas circunstâncias, em outras situações, pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente. Por exemplo, em pessoas com diabetes não controlada, a cetoacidose diabética pode causar níveis perigosamente altos de cetonas no sangue, levando a sintomas graves e até mesmo risco de vida.

Além de um odor distinto na respiração, o hálito cetônico pode produzir um sabor ou odor diferente na boca, diferente da halitose comum ou do mau hálito.

Quanto tempo dura o hálito cetônico?

Algumas pessoas na dieta cetogênica nunca experimentam o hálito cetônico. Para aqueles que o fazem, o odor pode ser incômodo. Mas a respiração cetônica é temporária. Isso pode levar algumas semanas, e há algumas coisas que você pode fazer para refrescar o hálito durante esse período.

A Dra. Bruna Conde cita algumas dicas simples para reduzir o mau hálito:

1. Aumente a ingestão de água: Com a expiração, seu corpo libera acetona e cetonas de seu sistema através da micção. Mantenha-se hidratado e beba água ao longo do dia para aumentar a micção. Isso ajuda a eliminar as cetonas do corpo e melhora a respiração. Beber mais água também pode ajudar com seus objetivos de perda de peso.

2. Equilíbrio entre proteína e carboidrato: Embora a proteína seja importante em uma dieta pobre em carboidratos, nada em excesso faz bem. À medida que seu corpo decompõe as proteínas, ele produz amônia. Este é outro subproduto do metabolismo que é eliminado através da micção e expiração. A amônia também pode criar um odor forte no hálito. Balancear a proteína e aumentar o consumo de gorduras saudáveis (abacate, nozes, azeite) pode melhorar o hálito sem forçá-lo a sair da dieta.

3. Pratique uma boa higiene bucal incluindo higiene da língua. “Escovar os dentes todos os dias, usar fio dental e limpar a língua diariamente pode não eliminar o hálito cetônico, mas essas práticas podem reduzir o odor saído da boca. As bactérias podem se acumular na boca, língua e entre os dentes quando você não escova ou usa fio dental regularmente. Como as bactérias também desencadeiam o mau hálito, a falta de higiene dental pode piorar o hálito cetônico.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde – Dentista

Dra. Bruna Conde – Cirurgiã-Dentista.

CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.