Pular para o conteúdo

Tereos inicia campanha de conscientização para reduzir focos de incêndio em período de estiagem no noroeste paulista

Aliada ao investimento em tecnologia e ações no campo, a campanha realizada na safra 22/23 garantiu uma redução de 69% de área produtiva queimada
A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, anuncia o lançamento de sua campanha de conscientização para combate e prevenção a incêndios da safra 23/24. A iniciativa contará com ações para a população nas principais cidades de atuação da companhia, com o objetivo de orientar a comunidade sobre os principais causadores de focos de incêndio e como preveni-los.
A empresa também investe em tecnologias, como o monitoramento de canaviais via satélite, e ações no campo, como inspeção de aceiros e colheita antecipada, para diminuir a incidência de área queimada na região. Na safra 22/23, as iniciativas do grupo garantiram a redução de 69% de área produtiva queimada, além dos impactos positivos ao meio ambiente.
De acordo com Renato Zanetti, Diretor de Sustentabilidade e Excelência Operacional da Tereos, o plano de combate e prevenção de incêndios da companhia é baseado em cinco importantes pilares: comunicação, capacitação, inspeções preventivas, monitoramento e colheita antecipada. “Com ações baseadas nesses pilares, atingimos resultados positivos em diferentes frentes, como redução na queima de áreas produtivas e de vegetação, assim como dos impactos ambientais e nas comunidades de forma geral”, afirma.
Para essa safra, a Tereos apresenta algumas novidades em suas iniciativas para controle de focos de incêndio. A primeira delas é em relação ao envio dos alertas de detecção de fogo por meio de satélite. Antes, esse contato era feito para uma central de monitoramento que acionava o COA (Centro de Operações Agroindustriais). Agora, será realizado um teste de migração do acompanhamento dos alertas diretamente no COA, com o intuito de promover agilidade no atendimento das ocorrências para as próximas safras.
Outra novidade é a instalação de rastreadores em caminhões dedicados ao combate à incêndios, em todas as unidades da companhia. Dessa forma, será possível ter uma visão geral da localização dos caminhões e, assim, direcioná-los para atender os focos de acordo com a proximidade, com o objetivo de otimizar e garantir mais eficiência no atendimento dos chamados nas próximas safras.
Tecnologia aliada ao combate
A Tereos é pioneira no Brasil no monitoramento dos canaviais via satélite. O sistema, que contempla 100% das áreas próprias, de fornecedores e de parceiros da Tereos, conta com 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas, a Nasa), com envios automáticos de alertas à empresa.
Os alertas – visuais e sonoros – contam com informações sobre o bloco atingido pelo fogo, ajudando a direcionar as equipes de combate. O sistema ainda permite visualizações climáticas, como velocidade e direção do vento, assim como antecipação de períodos de estiagem e chuvas e histórico de focos.
Na última safra, o sistema implementou a tecnologia Triplo 30, que sinaliza as áreas críticas para combate por meio da seguinte metodologia – ventos acima de 30 km/h, temperatura acima de 30ºC e umidade abaixo de 30, ajudando a direcionar esforços para um combate mais assertivo.
Além disso, todos os combates são reportados em um aplicativo, com informações pós-incêndio e, também, fotos com coordenadas e situação geral da localidade, o que ajuda a construir um histórico de áreas mais críticas e ações de melhoria no combate que podem ser tomadas.
Combate eficiente
Para garantir controle eficiente nos casos identificados de incêndio, a Tereos conta com os veículos de acesso rápido – camionetes leves equipadas com todo o aparato necessário para debelar focos de incêndios iniciais, incluindo kit espuma. São seis veículos desse tipo aliados a 32 caminhões-pipa e cerca de 180 brigadistas ajudando no combate.
As medidas preventivas têm auxiliado a companhia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, possibilitando assim que as equipes de bombeiros, tanto da empresa como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local em tempo hábil.
O trabalho de monitoramento e combate acontece de maneira integrada entre todas as unidades da Tereos, com cooperação de outras usinas da região e órgãos públicos. A empresa também disponibiliza um telefone para denúncias e avisos de incêndios: (17) 3280-1012.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 13 países, mais de 40 unidades industriais e o compromisso de 15.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2021/22, o Grupo obteve um faturamento de € 5,1 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.