Pular para o conteúdo

Estudantes de Ribeirão Preto e Serrana são selecionados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro

Anúncio acontece no dia 08 de agosto, terça-feira, no Teatro Municipal. Durante o evento, também acontecem o lançamento de um livro de HQs e filmes curtas-metragens produzidos por alunos da rede pública de ensino

A próxima terça-feira, dia 08 de agosto, será especial para 13 estudantes do oitavo ano de escolas públicas de Ribeirão Preto e Serrana que participam do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, que está em sua 7ª edição. Será feito o anúncio dos nomes dos alunos e professores que passarão dez dias em Portugal, no mês de novembro, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Durante o evento ainda acontece o lançamento de projetos executados pelos alunos ao longo do ano, sendo o livro de histórias em quadrinhos “Mais que o Ipiranga as independências de outros Brasis” e também curtas-metragens produzidos pelos estudantes.

No dia 08 serão anunciados os nomes de dois estudantes e um professor de Serrana, além de 11 alunos e um docente de Ribeirão Preto que farão o intercâmbio. Em 2023, a iniciativa alcançou a marca de 826 alunos inscritos e mobilizou 31 professores de História de 23 escolas que também participam do projeto, nas duas cidades. O evento será realizado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, às 19h30, no Morro de São Bento, S/N.

O “Era Uma Vez… Brasil” possibilita aos alunos poder mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país. No total, o projeto levará 120 estudantes e professores brasileiros de quatro estados e 11 cidades. Além de Ribeirão Preto, Serrana, Lençóis Paulista e Macatuba, em São Paulo, o “Era Uma Vez.. Brasil” acontece em Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.

“Apoiar o ‘Era Uma Vez…Brasil’ é valorizar nossa história e promover o fomento à educação e a cultura, pilares muito importantes para o desenvolvimento destes jovens, e do País como um todo, por isso temos tanto carinho pelo projeto. Assim como o ‘Era uma vez’, nós também valorizamos a nossa história, porque sabemos que quem somos hoje, e o nosso futuro, são frutos dessa história e das decisões que ela nos fez tomar. É com grande alegria que novamente somos parceiros do “Era Uma Vez…Brasil” e que, por meio dessa parceria, promovemos essa imersão cultural a esses jovens”, comenta João Naves, Fundador e Presidente do Grupo Rodonaves.

Há sete anos, a iniciativa reconta a História do Brasil para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais em escolas públicas brasileiras e este ano está sendo trabalhado o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis’”.

Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

Em Ribeirão Preto e Serrana, o projeto conta com o patrocínio do Grupo Rodonaves, apoio das Secretarias de Educação dos Municípios dos dois municípios e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2023 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes – todos vindos da rede pública de ensino -, visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil.

LANÇAMENTO DE LIVRO E FILMES

Além do anúncio dos estudantes que farão o intercâmbio, o evento contará também com o lançamento de dois produtos resultantes desta sexta edição do projeto: o livro de HQs “Mais que o Ipiranga as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias em quadrinhos sobre História do Brasil escritas e ilustradas pelos estudantes participantes durante a primeira etapa do projeto. Além de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos alunos que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em julho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.