Pular para o conteúdo

Quem criou o futebol? Uma história do surgimento do esporte

O futebol, como o conhecemos hoje, tem suas raízes na Inglaterra do século XIX, mas é importante notar que jogos envolvendo chutar uma bola com os pés têm uma história muito mais longa e são encontrados em várias culturas ao redor do mundo. 

A forma moderna do jogo foi padronizada na Inglaterra. A primeira tentativa notável de organizar o futebol foi em 1863, com a fundação da Football Association (FA), que estabeleceu as regras básicas e separou o futebol do rugby.

Até então, o futebol era um conjunto diversificado de jogos locais com pouca uniformidade nas regras. O estabelecimento da FA trouxe uma certa padronização, e o seu conjunto de regras, conhecido como as “Regras de Sheffield”, começou a ser adotado. 

O primeiro jogo sob essas regras ocorreu entre Inglaterra e Escócia em 1872, marcando o início do futebol internacional.

Evolução do futebol e formalização

A evolução do futebol foi rápida após a sua formalização. Clubes começaram a ser formados, e competições organizadas. Em 1888, a Football League foi fundada na Inglaterra, sendo a primeira liga de futebol profissional do mundo. 

A popularidade do esporte começou a se espalhar globalmente em parte devido ao Império Britânico. Países como Argentina, Uruguai, e Brasil abraçaram o futebol e contribuíram para a sua evolução com estilos e talentos distintos.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) foi fundada em 1904, e o primeiro torneio da Copa do Mundo foi realizado em 1930 no Uruguai. O futebol feminino também ganhou proeminência ao longo do século XX, culminando na primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA em 1991.

Hoje, o futebol é mais do que apenas um esporte; é um fenômeno global que captura a imaginação de bilhões de pessoas. É praticado em todos os continentes, em profissional e amador, por homens e mulheres de todas as idades. 

As regras podem ter sido padronizadas há mais de 150 anos na Inglaterra, mas o futebol continua a evoluir, tanto dentro como fora do campo, refletindo a diversidade e a complexidade do mundo moderno.

Os times de futebol mais antigos do mundo

O futebol, como esporte organizado, tem uma longa história, e alguns clubes podem se gabar de ter raízes que remontam ao século XIX. Vamos dar uma olhada nos times mais antigos do mundo, onde foram criados e alguns detalhes interessantes sobre suas origens!

Sheffield FC

Fundado em 1857 em Sheffield, Inglaterra, o Sheffield FC detém o título de clube de futebol mais antigo do mundo segundo o Guinness World Records. 

Foi criado por Nathaniel Creswick e William Prest, que eram membros do mundo do críquete local. As “Regras de Sheffield”, um dos primeiros conjuntos de regras do futebol, foram criadas por este clube.

Notts County

Formado em 1862, também na Inglaterra, o Notts County é o clube de futebol profissional mais antigo do mundo. Embora não seja tão renomado quanto outros gigantes do futebol inglês, ele tem um legado duradouro e uma rica história no futebol.

Stoke City

Outro clube inglês, o Stoke City foi fundado em 1863. Inicialmente chamado de Stoke Ramblers, o clube foi formado por ex-alunos da Charterhouse School. É um dos clubes mais antigos que ainda competem em ligas profissionais.

Genoa CFC

Fundado em 1893, o Genoa é o clube de futebol mais antigo da Itália. O clube foi criado por ingleses expatriados e inicialmente se dedicava ao críquete e à ginástica, antes de adotar o futebol. O nome completo do clube é Genoa Cricket and Football Club, uma homenagem às suas origens.

Recreativo de Huelva

O título de clube de futebol mais antigo da Espanha vai para o Recreativo de Huelva, fundado em 1889. O clube foi criado por trabalhadores britânicos da Rio Tinto Company e é um dos marcos do futebol espanhol.

E então, tem mais alguma dúvida de quem criou o futebol e sobre a história dos principais times?