Pular para o conteúdo

Navegando em Águas Turbulentas: Os Principais Desafios do Empreendedorismo e Gestão Financeira no Brasil

No cenário atual, o empreendedorismo se tornou uma das principais forças que impulsionam a economia brasileira. Transformou-se em um símbolo de autonomia para quem busca equilibrar o orçamento e atingir a independência financeira. Contudo, empreender no Brasil é como navegar em águas turbulentas, uma vez que esse processo traz alguns desafios e incertezas. 

Para ajudar quem buscar alavancar o próprio negócio, este texto explora os principais desafios enfrentados pelos empreendedores e destaca a importância da gestão financeira eficaz.

Qual é o perfil do empreendedor brasileiro?

O empreendedor brasileiro é resiliente, criativo e determinado. Em 2023, foi registrado que, em média, 7,2 mil empresas foram abertas por dia, mostrando o vigor do empreendedorismo no país. 

Principais desafios do empreendedorismo

Os desafios do empreendedorismo podem variar, dependendo do tipo de negócio que você está à frente. Contudo, algumas barreiras estão presentes na grande maioria dos cenários:

  1. Reconhecimento no mercado

Para muitos empreendedores, um dos primeiros desafios é estabelecer sua marca em um mercado saturado. Isso exige estratégias de marketing eficazes, excelência no atendimento e produtos ou serviços de alta qualidade.

  1. Captação de clientes

A aquisição de novos clientes é uma tarefa contínua, que também exige criatividade de quem empreende. Donos de empresas, independente do porte, costumam recorrer a estratégias digitais, como marketing nas redes sociais, para alcançar um público mais amplo.

  1. Inovação constante:

O desejo e as necessidades dos consumidores mudam constantemente, em consonância com a velocidade que a tecnologia avança. Assim, para criar um produto que seja a melhor solução para os seus clientes, a inovação é vista como um dos pilares do empreendedorismo para os próximos anos. 

A digitalização de processos o surgimento de novos negócios digitais devem ditar um mercado cada vez mais conectado e acessível, como as mudanças na forma de pagamento que exigem dos empreendedores maquininhas de cartões completas e opções para cobranças à distância,.

A importância da gestão financeira

gestão financeira é um método usado para ampliar os resultados da empresa e evitar gastos desnecessários. Assim, seguindo alguns passos, é possível analisar e planejar as atividades financeiras de um negócio.

Custos e despesas:

Todo empreendedor precisa entender a diferença entre custos e despesas. Enquanto os custos estão diretamente relacionados à produção, as despesas são os gastos operacionais que não estão diretamente ligados ao produto ou serviço.

O mais recomendado para este momento é ter o apoio de um contador, que é especialista no assunto e pode encontrar as opções mais adequadas para o perfil da sua empresa. E é fundamental ter uma conta PJ, que auxilie tanto com as despesas do dia a dia da sua operação, quanto com o pagamento de parceiros e colaboradores.

Fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa ajuda empreendedores com o acompanhamento de entradas e saídas de dinheiro, e é considerado uma das boas práticas da gestão financeira eficaz. Assim, donos passam ter uma visão clara de suas finanças, e podem identificar períodos de baixa receita e planejar investimentos futuros. 

Investimentos estratégicos

Todo negócio precisa de investimentos para crescer e implementar melhorias. Seja na aquisição de novos equipamentos, contratação de pessoal ou expansão para novos mercados. Nesse sentido, a gestão financeira é o que vai possibilitar que estratégias sejam estabelecidas para maximização do empreendimento. 

E quais são os desafios da gestão financeira eficaz?

Como citado anteriormente, o empreendedorismo brasileiro traz alguns desafios, embora não sejam barreiras instransponíveis.

  • Burocracia e regulação: o Brasil começou o ano de 2023 enfrentando diversos desafios econômicos, como desaceleração da economia, juros altos, inflação e a busca pelo equilíbrio fiscal, o que pode deixar;
  • Planejamento e direção: definir metas claras e traçar estratégias para alcançá-las é fundamental, o que inclui planejamento financeiro, definição de orçamento e monitoramento constante;
  • Organização Financeira: manter registros financeiros organizados é crucial. Isso não apenas facilita a tomada de decisões, mas também é essencial para a transparência e conformidade. Este é um outro ponto onde a sua conta empresarial de pessoa jurídica pode apoiar nas decisões do seu negócio.

Histórias reais de sucesso

Dos mais de 25,6 milhões de empreendedores em atividade no Brasil, cerca de 6,5 milhões têm mais de 55 anos, o equivalente à população da cidade do Rio de Janeiro. Esses empreendedores não formam um grupo homogêneo. Na verdade, suas motivações e trajetórias são diversas e influenciadas por fatores como histórico de vida, escolaridade e região em que vivem.

Conheça Leila Gravano

Leila, professora e fundadora da “Empreendendo aos 50”, é um exemplo de quem conseguiu desbravar o mar de desafios que é empreender no Brasi. Seu empreendimento é voltado à mentoria de mulheres mais velhas, que buscam, assim como ela buscou, começar o próprio negócio. 

O empreendedorismo é uma força vital para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Apesar do rápido desenvolvimento da cena empreendedora nos últimos anos, ainda existem desafios significativos a serem enfrentados. 

No entanto, com determinação, planejamento e uma compreensão clara dos obstáculos e oportunidades, é possível navegar com sucesso nas águas turbulentas do empreendedorismo e da gestão financeira.

A chave para o sucesso reside na capacidade de adaptar-se às mudanças, manter uma visão clara das metas e implementar práticas financeiras sólidas que sustentem e impulsionem o crescimento do negócio.