Pular para o conteúdo

Dicas para se organizar com as finanças pessoais para investir no primeiro apê

Veja as melhores dicas de finanças pessoais para se organizar financeiramente e realizar o sonho do primeiro apartamento, começando agora.

O sonho do primeiro apartamento pode estar mais perto do que qualquer um imagina, e para isso, se deve começar organizando as finanças pessoais. Sendo assim, é importante seguir algumas dicas voltadas para finanças, e ajustar os gastos prioritários e supérfluos também, para descartar qualquer gasto desnecessário.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para quem quer comprar um apartamento próprio e precisa ajustar as finanças, além de, é claro, dicas do que é preciso antes de escolher e dar entrada em um novo imóvel. Entre elas estão dicas desde como organizar sua situação financeira até como utilizar seu FGTS para a compra do apartamento. Confira!

Qual a melhor maneira de organizar suas finanças pessoais?

Para investir no primeiro apartamento, é essencial organizar as finanças pessoais. Isto porque, quando se vai fazer um investimento tão grande como esse, os gastos podem acabar se enrolando um pouco se não forem controlados.

Pensando nisso, listamos algumas dicas essenciais para organizar as finanças para comprar um imóvel. Acompanhe!

Planilhas físicas ou digitais

Um dos mais importantes passos para organizar as finanças pessoais é a planilha financeira, seja ela física ou digital. Talvez, até mesmo as duas opções. Com uma planilha, é possível se organizar melhor, riscar as contas já pagas e enumerar os gastos como preferir: mais importantes ou investimento mais alto, por exemplo.

Conferir e listar os gastos

Quando se começa a organizar as finanças, é possível ver alguns gastos mais importantes do que outros. Alguns gastos são essenciais, outros, em contrapartida, são supérfluos e podem ser cortados. Isso acontece com gastos que muitas vezes a internet induz a se fazer.

Apesar de divertidos, quando se estabelece uma meta muito grande, como comprar o primeiro apartamento, é preciso mesmo listar e cortar gastos que podem ficar para depois, aqueles que se consegue viver sem.

Definir metas e traçar o orçamento

Nessas horas, é muito importante definir as metas e traçar o orçamento. Se é possível gastar x valor, ou o quanto é possível gastar, seja no apartamento ou no restante das coisas. Por isso, sempre listar as metas é importante, tais como economizar um valor x em um mês.

Faça uma reserva para emergências

Os imprevistos sempre acontecem, isso é inevitável. Mas é necessário se preparar para quando eles acontecerem, principalmente aqueles que envolvem gastos financeiros.

Para isso serve o fundo emergencial (ou, reserva de emergência), que é uma estratégia muito interessante e que ajuda a passar por situações como estas com muito mais tranquilidade e menos dívidas.

Entenda o que você precisa saber antes de dar entrada em um apartamento

Antes de dar entrada em um apartamento, é preciso seguir uma longa jornada. Para começar, a primeira coisa a se fazer é encontrar um imóvel e agendar a visita. Pode ser que não seja o primeiro e nem o segundo apartamento o escolhido, mas uma hora, se encontra o imóvel que é desejado.

Agora, é preciso também determinar o quanto se pode e quer gastar com o apartamento. Não adianta gastar mais do que é possível no orçamento, se vai faltar depois para reformas ou eventuais compras, como novos móveis para a moradia.

É necessário também se atentar às documentações necessárias, como cópias de documentos de identidade e CPF, certidão de casamento, comprovantes de renda atualizados, comprovante de residência.

Ter em mãos a autorização do débito em conta corrente, quando este for o método de pagamento, também é importante. Caso o FGTS seja usado para a compra, será necessário ainda apresentar documentos como:

  • Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho;
  • Extrato dos últimos dois anos da conta do FGTS;
  • Autorização para movimentação da conta.

Mas, afinal, como utilizar o FGTS para comprar um imóvel? Existem algumas possibilidades, entre elas, o consórcio imobiliário, onde não é necessário se preocupar com entrada e nem juros abusivos nas parcelas, fazendo o saldo valer muito mais.

Uma opção muito interessante para usar o FGTS, é a amortização, consistindo basicamente no pagamento de um valor inferior ao saldo devedor total. Funciona basicamente assim: a cada dois anos, todo consorciado adimplente pode optar pela redução do valor das parcelas ou do prazo.

O FGTS pode ser utilizado para amortizar ou quitar o saldo devedor na aquisição de um imóvel. Para amortização, as prestações do consórcio devem estar em dia na data de utilização. Para liquidação de todo o saldo, é admitida a existência de parcela em atraso.

Com tantas dicas e ideias do que fazer, fica difícil não ter vontade de colocar tudo em prática e organizar as finanças pessoais, principalmente falando de comprar um novo imóvel. Afinal, ter um apartamento está nos sonhos de muita gente, e é claro que é preciso esforço e dedicação para isso, mas não é impossível.