Pular para o conteúdo

A primavera chegou ao Brasil: Quais cores são a cara dessa estação?

Com o início da primavera surgem oportunidades para dar uma repaginada no estilo e no guarda roupa. Confira dicas de cores, estampas e muito mais.

Você já sabe o que vestir em uma das primaveras mais quentes da última década? Com início astronômico às 3h50 de 23 de setembro, a estação se estende até às 00h27 do dia 22 de dezembro de 2023, horários de Brasília. A primavera de 2023 será especialmente marcada por muito calor no país, sendo descritas por especialistas como uma das mais abafadas.

A primavera é uma estação que traz consigo uma explosão de cores e estampas, além de peças leves e frescas para se sentir confortável com o clima. Um dos maiores desafios da estação pode ser a escolha dos looks ideais, por isso se deseja arrasar, é importante estar por dentro das tendências de moda e apostar em peças que sejam versáteis.

As cores dessa estação são inspiradas na natureza, na alegria e na liberdade. Segundo o relatório da Pantone, uma empresa que define as tendências de tons para a moda e o design, as cores da primavera e verão 2023 são:

  • Vermelho intenso: uma cor poderosa, impactante e auto afirmativa, que é protagonista dos looks monocromáticos e combina com tons neutros, quentes, rosas e acinzentados.
  • Verde astro: uma cor dinâmica e vibrante, que traz um toque de alegria para as peças casuais e remete ao design digital e aos jogos virtuais.
  • Azul cerúleo: uma cor suave e tranquila, que evoca o céu azul e transmite uma sensação de paz e serenidade.
  • Marrom rust: uma cor terrosa e natural, que remete à madeira, ao couro e à natureza, criando um contraste interessante com as cores mais vivas.
  • Rosa quente: uma cor feminina e delicada, que traz um toque de romantismo e doçura para os looks, combinando com tons pastel, cítricos e neutros.
  • Azul cobalto: uma cor intensa e elegante, que traz um toque de sofisticação e modernidade para as peças, combinando com tons claros, escuros e metalizados.
  • Verde pistache: uma cor refrescante e divertida, que traz um toque de frescor e leveza para os looks, combinando com tons pastel, cítricos e neutros.
  • Laranja vibrante: uma cor energética e alegre, que remete ao nascer e ao pôr do sol, trazendo um toque de calor e otimismo para os looks.
  • Tons gelatos: cores suaves e delicadas, inspiradas nos sorvetes italianos, que trazem um toque de suavidade e feminilidade para os looks, combinando entre si ou com tons neutros.
  • Amarelo solar: uma cor radiante e luminosa, que remete ao sol e à felicidade, trazendo um toque de brilho e alegria para os looks.
  • Lavanda: uma cor delicada e relaxante, que remete à flor de lavanda e aos aromas calmantes, trazendo um toque de tranquilidade e elegância para os looks.
  • Verde menta: uma cor refrescante e suave, que remete à menta e aos sabores refrescantes, trazendo um toque de frescor e leveza para os looks.

Para arrasar na primavera, teste peças coloridas e estampas florais. O color blocking também é uma boa pedida: combine duas cores vibrantes ou tom sobre tom. As cores claras e tecidos naturais são a dupla perfeita para os dias mais quentes. Use e abuse do branco, do off-white e do bege. Tons pastel também podem ser ótimos.

A escolha de looks estratégicos

A primavera exige atenção na hora de se vestir, porque  o clima pode mudar rapidamente. É importante ter roupas estratégicas que possam se adaptar às diferentes situações. Pensando nisso, separamos 15 dicas de peças de roupa para você arrasar nos looks primaveris, sem abrir mão do conforto e do estilo. Confira:

  1. Vestidos florais: os vestidos são peças práticas e femininas, que combinam muito bem com a primavera. Os modelos com estampa floral são clássicos e trazem um toque de romantismo e delicadeza para o visual. Você pode optar por vestidos longos, midi ou curtos, de acordo com a sua preferência e ocasião.
  2. Saias midi: as saias midi são aquelas que têm o comprimento até a altura da panturrilha. Elas são elegantes, versáteis e podem ser usadas tanto no trabalho quanto no lazer. As saias midi podem ser lisas, estampadas, plissadas ou com fenda. Para completar o look, você pode usar uma blusa cropped, uma camisa ou uma regata branca.
  3. Calças de tecido: as calças de tecido são confortáveis, leves e frescas, ideais para os dias mais quentes da primavera. Elas podem ser de linho, viscose, algodão ou seda, e ter cores neutras ou vibrantes. As calças de tecido podem ter modelagens mais soltas ou mais ajustadas, e ficam ótimas com blusas básicas ou estampadas.
  4. Macacões: os macacões são peças únicas que facilitam na hora de se vestir, pois não exigem muitos complementos. Eles podem ser curtos ou longos, lisos ou estampados, e ter decotes variados. Os macacões são charmosos e modernos, e podem ser usados com sandálias, tênis ou sapatilhas.
  5. Blusas de crochê: o crochê é um tecido artesanal que está em alta na moda primavera-verão 2023/2024. As blusas de crochê são peças que trazem textura e personalidade para o look, e podem ser usadas com saias, calças ou shorts. As blusas de crochê podem ter cores neutras ou coloridas, e podem ser combinadas com acessórios como colares e brincos.
  6. Camisas: as camisas são peças clássicas que nunca saem de moda, e podem ser usadas de diversas formas na primavera. Você pode usar uma camisa branca com uma saia jeans, uma camisa amarela com uma calça branca, ou uma camisa estampada com um short preto. As camisas podem ser usadas por dentro ou por fora da parte de baixo, ou até mesmo abertas por cima de uma regata.
  7. Shorts: os shorts são peças indispensáveis para os dias mais quentes da primavera. Eles podem ser jeans, de tecido ou de alfaiataria, e ter cores variadas. Os shorts podem ser usados com blusas, camisas ou croppeds, e com calçados como sandálias, tênis ou rasteirinhas.
  8. Trench coats leves: os trench coats são casacos longos que têm origem na moda militar, mas que se tornaram ícones da elegância feminina. Eles são perfeitos para os dias mais frios da primavera, pois protegem do vento e da chuva sem pesar no look. Os trench coats leves podem ser usados por cima de vestidos, saias ou calças.
  9. Conjuntos: os conjuntos são peças que já vêm coordenadas entre si, o que facilita na hora de montar o look. Eles podem ser monocromáticos ou estampados, e ter diferentes combinações: saia e blusa, calça e blusa, short e blusa, etc. Os conjuntos são práticos e estilosos, e podem ser usados com acessórios simples para não sobrecarregar o visual.
  10. Regatas: as regatas são peças básicas que não podem faltar no guarda-roupa primaveril. Elas podem ser brancas, pretas ou coloridas, e ter tecidos como algodão, malha ou cetim. As regatas podem ser usadas com qualquer tipo de parte de baixo, e podem ser incrementadas com colares, lenços ou jaquetas.
  11. Vestidos de renda: os vestidos de renda são peças que trazem sofisticação e feminilidade para o look. Eles podem ser curtos ou longos, e ter cores claras ou escuras. Os vestidos de renda podem ser usados em ocasiões especiais, como festas, casamentos ou jantares, e podem ser combinados com sapatos de salto, bolsas delicadas e joias discretas.
  12. Saias jeans: as saias jeans são peças que nunca saem de moda, e que podem ser usadas em qualquer estação. Na primavera, elas podem ser usadas com blusas leves, croppeds ou camisas, e com calçados como sandálias, tênis ou sapatilhas. As saias jeans podem ter diferentes lavagens, comprimentos e detalhes, como botões, zíperes ou fendas.
  13. Blusas estampadas: as blusas estampadas são peças que trazem cor e alegria para o look primaveril. Elas podem ter estampas florais, geométricas, tropicais ou animais, e ter cores vibrantes ou pastel. As blusas estampadas podem ser usadas com partes de baixo lisas, para equilibrar o visual, ou com partes de baixo estampadas, para criar um mix divertido.
  14. Calças pantacourt: as calças pantacourt são aquelas que têm o comprimento até a altura da canela. Elas são modernas, confortáveis e frescas, ideais para a primavera. As calças pantacourt podem ser lisas ou estampadas, e ter tecidos como linho, viscose ou jeans. Elas podem ser usadas com blusas justas ou soltas, e com calçados como sandálias de salto, tênis ou mules.
  15. Vestidos soltinhos: os vestidos soltinhos são peças que trazem leveza e movimento para o look. Eles podem ter tecidos como algodão, viscose ou seda, e ter cores neutras ou coloridas. Os vestidos soltinhos podem ter decotes variados, como ombro a ombro, v-neck ou quadrado. Eles podem ser usados com cintos para marcar a cintura, ou sem nada para deixar o visual mais fluido.

 

Coleções especial e o mercado da moda

As lojas de roupas costumam lançar coleções especiais de acordo com as estações do ano. Essa é uma estratégia que o setor da moda utiliza para acompanhar as tendências, as mudanças climáticas e as preferências dos consumidores. Mas como funciona esse processo? Vamos descobrir!

Existe um planejamento chamado calendário das coleções. Esse é um sistema que foi criado pelo famoso estilista Charles Worth, considerado o pai da alta-costura, no século XIX. Ele percebeu que as pessoas compravam novas roupas para se preparar para o clima seguinte, e que o outono era parecido com o inverno e a primavera com o verão. Por isso, ele dividiu o ano em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão.

Esse sistema é seguido até hoje pela maioria das marcas de moda, que lançam suas coleções com uma temática específica, baseada nas tendências, na imagem da marca e no estilo do consumidor. As coleções podem ser conceituais, que vão para as passarelas, ou comerciais, que vão para as vitrines das lojas.

No Brasil, o calendário das coleções funciona mais ou menos assim:

  • Janeiro: Promoção das peças que sobraram da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano).
  • Fevereiro: Promoção das peças que sobraram das coleções primavera/verão e festas.
  • Março: Lançamento da coleção de outono.
  • Abril: Venda da coleção de outono.
  • Maio: Lançamento da coleção de inverno.
  • Junho: Venda da coleção de inverno.
  • Julho: Promoção das peças que sobraram da coleção outono/inverno.
  • Agosto: Promoção das peças que sobraram da coleção outono/inverno.
  • Setembro: Lançamento de coleção de primavera.
  • Outubro: Lançamento da coleção de verão.
  • Novembro: Lançamento da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano)
  • Dezembro: Vendas da coleção de alto-verão e festa.

 

Portanto, as coleções por estação são uma forma inteligente e criativa de organizar uma loja de roupas, que beneficia tanto os lojistas quanto os clientes.

Temos como exemplo a Baw Clothing, uma marca brasileira que oferece roupas com estilo próprio e exclusivo. As estampas utilizadas pelo mercado de moda nacional para o outono são inspiradas na natureza do Brasil, trazendo um toque de tropicalidade e exuberância, refletindo a riqueza e diversidade do país.  A flora e fauna únicas são representadas em estampas de flores tropicais, folhagens exóticas e animais. Além disso, materiais naturais como juta, palha e algodão são amplamente utilizados na confecção de peças que remetem à brasilidade.