Pular para o conteúdo

Como dar início a um consultório odontológico e atrair clientes com agilidade

De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, a chave está em oferecer não apenas um serviço, mas uma experiência excepcional, que faça os pacientes se sentirem cuidados e valorizados

Montar e manter um consultório odontológico de sucesso não se trata apenas de habilidades técnicas. É uma combinação de planos de negócios, marketing e relacionamento com o cliente. Portanto, para estabelecer um consultório próspero e manter uma clientela fiel, é essencial seguir algumas estratégias fundamentais.

Dados levantados pela Agência Nacional de Saúde – ANS revelam que, em 2021, houve um aumento de 9,61% no número de pessoas que utilizam planos odontológicos no Brasil. Isso significa que, apesar da pandemia e das restrições sanitárias, o crescimento do setor não foi afetado.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, antes de dar qualquer passo, é crucial estabelecer metas claras em mente. “É necessário dividir as ambições em objetivos menores e alcançáveis, proporcionando um senso de direção e propósito. Esse conceito é fundamental para manter profissionais focados em alcançar resultados tangíveis”, revela.

Utilizar indicadores de desempenho-chave, os chamados KPIs, é um passo primoroso para monitorar eventuais progressos. “Isso inclui analisar o número de novos clientes, a taxa de retenção e sua satisfação. A avaliação constante desses indicadores ajuda não apenas a identificar as áreas que precisam de melhoria, mas também possibilitam o ajuste de estratégias conforme necessário”, pontua.

Feltrim acredita que entender o cenário competitivo em que se está inserido deve ser uma das prioridades antes de dar início a qualquer negócio. “No Brasil, o mercado odontológico é altamente competitivo, com inúmeras clínicas e dentistas independentes. É possível aproveitar as redes sociais e outras plataformas para criar uma presença digital marcante. Conteúdos interativos, como vídeos educativos sobre cuidados dentários, podem atrair e envolver o público-alvo”, declara.

O especialista alerta que a consistência é fundamental para encantar os clientes. “É importante certificar-se de que produtos, ponto de atendimento, preço e processos estejam alinhados às expectativas do público-alvo. Se um serviço premium for oferecido, por exemplo, o consultório, os valores e o atendimento devem refletir esse padrão de qualidade previamente estabelecido”, relata.

Além de habilidades técnicas, a forma escolhida para se comunicar com os pacientes é crucial. “Os profissionais devem ser empáticos, mostrarem-se disponíveis para responder às dúvidas e preocupações dos pacientes e construir relacionamentos genuínos. O marketing pessoal é uma ferramenta poderosa e pode proporcionar resultados surpreendentes”, revela Feltrim.

O CEO da SIS Consultoria ressalta a importância de manter uma forte presença on-line. “Além de ter um site profissional, mostrar-se ativo nas redes sociais é essencial, seja respondendo às perguntas dos pacientes ou compartilhando conteúdos relevantes e educativos. Nesse sentido, investir em estratégias de SEO é mais um passo para aumentar a visibilidade do consultório nos motores de busca, como o Google”, pontua.

Para Feltrim, manter-se atualizado com as últimas tecnologias e procedimentos é vital para o sucesso de qualquer clínica odontológica. “A inovação não apenas melhora a qualidade do serviço oferecido, mas também mostra aos pacientes o comprometimento com a excelência. A chave está em oferecer não apenas um serviço, mas uma experiência excepcional, que faça os pacientes sentirem-se valorizados e cuidados”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse o site ou pelo Instagram.