Pular para o conteúdo

Restaurante de Barretos é selecionado para o programa Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo

Iniciativa, que está em sua 5ª edição, envolve a participação de estabelecimentos de 40 municípios e irá promover 15 empreendimentos
A Secretaria Estadual de Turismo e Viagens lançou a 5ª edição do Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, que irá destacar 15 empreendimentos, entre restaurantes de culinária local e produtores regionais. Entre os selecionados para participar da etapa final está o COSTELA BARBECUE STEAK HOUSE, representando Barretos com o sabor único da “Costelinha BBQ” – costelinha suína defumada por 12 horas, molho barbecue artesanal e batata rústica com tempero exclusivo preparada pela Chef Priscila Araújo.
“Foi uma seleção bem interessante. Agradeço a Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo que contemplou a nossa região turística para receber a rota. Foram mais de 25 pratos concorrendo aqui de Barretos, e o Costela Barbecue conquistou a vaga. Estamos disputando com mais três regiões turísticas. Queremos que Barretos fique entre os 15 selecionados para a grande final, que acontece no próximo ano na cidade de São José do Rio Preto” salientou Marcus Lúcio Correa, Presidente da IGR.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria de Turismo, ofereceu total suporte e apoio ao estabelecimento e à equipe de avaliação. A prefeita Paula Lemos expressou a importância dessa participação, destacando: “Estamos na torcida para que Barretos entre mais uma vez para o Rota, fortalecendo ainda mais o turismo de nossa cidade.”
A iniciativa do Rotas Gastronômicas visa promover o roteiro turístico gastronômico, descobrindo, registrando e mapeando as expressões gastronômicas, estabelecimentos, pratos, produtos, pessoas e histórias, incentivando a cadeia produtiva da alimentação e do comércio no estado paulista.
“É muito importante a Rota Gastronômica valorizar nossos pratos regionais. A Costela BBQ aqui de Barretos foi classificada entre 40 pratos apresentados pela nossa RT Águas Sertanejas. E isso é um orgulho para Barretos, ter um prato desse representado.” – Sérgio Rondini, Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo.
Barretos integra a região de Rotas ÁGUAS SERTANEJAS, composta por 11 cidades, incluindo Colômbia, Guaíra, Jaborandi, Viradouro, Monte Azul Paulista, Bebedouro, Pirangi e outras. Os critérios de avaliação envolvem o uso de produtos locais, relação com a cultura e história local, qualidade, autenticidade, apresentação visual, sabor, consistência e potencial de atração turística.
“Me sinto muito privilegiada de estar participando e ter sido selecionada para poder trazer a Costelinha Barbecue para a Rota Gastronômica. E principalmente por estar aqui no recinto e poder também levar o nome do recinto, o restaurante aqui onde começou a festa do peão.” – Priscila Araújo, Empresária-Proprietária do Costela.
A expectativa é que Barretos alcance a final, fortalecendo ainda mais a presença da cidade no cenário turístico gastronômico do estado. A torcida está lançada, e a cidade aguarda ansiosamente os resultados que serão anunciados no final do próximo ano em Rio Preto.