Pular para o conteúdo

Pesquisa revela escassez de talentos e crescimento da adoção de Inteligência Artificial na área financeira

Tendência internacional foi identificada por pesquisa da Avalara nos EUA e Reino Unido

Uma pesquisa encomendada pela Avalara, líder em software de automação fiscal, revelou que 84% dos diretores financeiros (CFOs) nos Estados Unidos (EUA) e no Reino Unido enfrentam uma séria falta de talentos em suas equipes de contabilidade e finanças. A situação é mais crítica no Reino Unido, onde 92% dos CFOs estão com dificuldades para contratar profissionais financeiros, comparados a 76% nos EUA.

A pesquisa também apontou que 47% dos CFOs identificaram o esgotamento dos funcionários devido a longas horas e tarefas repetitivas, além de profissionais de contabilidade e finanças mudando de carreira como fatores importantes para a diminuição do número de profissionais disponíveis.

Ross Tennenbaum, CFO da Avalara, comentou: “Os líderes financeiros precisam equilibrar as dinâmicas operacionais de suas empresas enquanto navegam por águas imprevisíveis, enfrentando pressões como alta inflação nos EUA e lacunas crescentes de talentos. A ascensão da Inteligência Artificial (IA) ajudará os líderes financeiros em todo o mundo a encontrar novas formas de economizar e revitalizar suas equipes atuais, simplificando e automatizando tarefas repetitivas de contabilidade e finanças para enfrentar a escassez de talentos contábeis que a maioria dos CFOs enfrenta.”

A pesquisa mostrou que o déficit de talentos também se estende a funções contábeis, com 81% dos CFOs relatando falta de profissionais nessa área, gerando preocupações sobre o futuro dos departamentos contábeis. Além disso, quase metade (49%) dos CFOs relata a necessidade de expertise em Planejamento e Análise Financeira (FP&A) dentro de suas organizações, indicando uma possível falta de pessoal para operações financeiras orientadas para o futuro.

Essas descobertas confirmam um aumento da escassez de contadores nos Estados Unidos e no Reino Unido, impulsionada por vários fatores, incluindo a percepção de 63% dos CFOs de uma falta de talento experiente e a visão de 54% dos respondentes de que a escassez atual é resultado de menos pessoas se formando em funções das áreas financeiras.

Inteligência Artificial ganha força no setor

Jim Bourke, Diretor Executivo de Serviços Consultivos da WithumSmith+Brown, comentou: “A profissão contábil continua a enfrentar desafios históricos na atração e retenção de funcionários qualificados, e a automação tem se destacado em ajudar a lidar com essas lacunas e a expandir os serviços das empresas. A Withum está avaliando ativamente como nossa equipe pode aproveitar mais tecnologias com inteligência artificial para simplificar e automatizar tarefas rotineiras de contabilidade, focar na visão global, melhor atender aos clientes e gerenciar reduções na equipe. Já podemos ver a tecnologia emergente ajudar nossa equipe a direcionar esforços onde são necessários, em consultoria voltada para o cliente e planejamento futuro, e percebemos o papel essencial que a IA desempenhará em áreas como relatórios financeiros, conformidade, auditoria e análise de dados.”

A adoção de IA tem crescido em meio à escassez de talentos na contabilidade e finanças, levando muitos CFOs a evoluírem suas abordagens de contratação. Quase todos os CFOs nos Estados Unidos e no Reino Unido (92%) concordam que as ferramentas de IA ajudarão as empresas a encontrar eficiências, impulsionar a produtividade e aumentar a lucratividade. Agindo com base nessa crença, 89% dos CFOs planejam investir em IA para simplificar suas funções financeiras, com quase metade (44%) planejando adotar a IA até o final de 2023.

Dos CFOs que buscam adotar a IA, a maioria (56%) procura cooperação com fornecedores para integração de IA destacando a importância de parceiros externos. Um em cada cinco CFOs (22%) planeja contar com fornecedores externos, enquanto menos de um quarto (21%) pretende desenvolver soluções internas de IA.

Vsu Subramanian, VP Sênior de Engenharia de Conteúdo e IA da Avalara, afirmou: “A IA tem um potencial transformador para finanças e contabilidade. Imagine profissionais de finanças conversando com seus dados como fariam com um assistente. A IA pode atuar como pesquisadora e analista de dados, impulsionando a produtividade. Daqui para frente, uma parceria sólida entre líderes financeiros e de tecnologia é essencial para integrar efetivamente a IA. Isso não apenas aprimorará a eficiência dentro do departamento financeiro, mas também aliviará a escassez global de talentos em contabilidade. Ao automatizar tarefas mundanas, a IA pode capacitar equipes e revelar economias. Empresas que adotam a IA agora se destacarão e colherão benefícios maiores do que aquelas que hesitam.”

A pesquisa foi conduzida pela Censuswide com 307 CFOs em tempo integral nos EUA e no Reino Unido (com idade acima de 18 anos) entre 25 e 31 de agosto de 2023. A Censuswide segue e emprega membros da Market Research Society, que se baseia nos princípios da ESOMAR e é membro do The British Polling Council.