Pular para o conteúdo

Buscando tratamento? Entenda as diferenças entre neuropsicologia e psicologia

Profissionais dedicados a essa área têm desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde mental e na busca por soluções inovadoras

Você já ouviu falar sobre neuropsicologia? Nos últimos anos essa área tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo, sendo procurada por diversas pessoas que buscam auxílio e tratamento para lidar com questões psicológicas. Segundo a neuropsicóloga  Nathalie Gudayol, a neuropsicologia se situa na interseção entre a neurologia e a psicologia, utilizando métodos científicos para compreender como as características cerebrais e distúrbios neurológicos impactam o comportamento, a cognição e as emoções. Essa abordagem integrada tem se mostrado vital no diagnóstico e tratamento de condições como Alzheimer, Parkinson, TDAH, traumatismos cranianos e outros transtornos do desenvolvimento.

Isso acontece porque o cérebro humano está relacionado com todos os aspectos do nosso comportamento. Por isso, a área busca compreender cada parte do órgão, isoladamente ou de forma integrada, e como ele pode influenciar no nosso dia a dia. A neuropsicóloga destaca a importância da avaliação neuropsicológica na prática clínica, “Através de testes especializados e observação cuidadosa, podemos mapear padrões específicos de comprometimento cognitivo. Isso não apenas facilita um diagnóstico preciso, mas também orienta estratégias de intervenção personalizadas para melhorar a qualidade de vida do paciente”, explica a especialista.

Além do contexto clínico, a neuropsicologia tem se expandido para áreas como educação e desempenho cognitivo no ambiente de trabalho. As empresas estão cada vez mais reconhecendo a importância de compreender o funcionamento cerebral de seus colaboradores para otimizar o ambiente de trabalho e promover a saúde mental.

Nathalie ainda ressalta que no âmbito escolar, adaptar métodos de ensino às necessidades cognitivas individuais dos alunos é essencial para um aprendizado eficaz, “A neuropsicologia contribui significativamente para essa personalização, promovendo inclusão e desenvolvimento acadêmico”, acrescenta a profissional.

À medida que a neuropsicologia avança, espera-se que seu impacto positivo na saúde mental e no entendimento do cérebro humano continue a crescer, proporcionando novas perspectivas para aqueles que buscam compreender e superar desafios neurológicos.

Sobre Nathalie Gudayol

Nathalie Gudayol é graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-graduada em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Pós-graduanda em Neurociência pela Universidade Católica (PUC) Paraná. Pesquisadora no CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito