Pular para o conteúdo

Como funciona o empréstimo pessoal? Saiba detalhes

Entenda como funciona o empréstimo pessoal, quem pode solicitar, quais as vantagens e desvantagens existentes nesta modalidade!

Curioso para entender como funciona o empréstimo pessoal? Essa é uma modalidade muito utilizada pela população, já que permite dinheiro rápido e sem muita burocracia. Porém, como todo serviço de crédito, possui suas vantagens e desvantagens.

Para entender mais, confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esse empréstimo, e fique mais atento quando for solicitar um!

Entenda o que é empréstimo pessoal

O crédito pessoal é oferecido por instituições financeiras ou bancos e pode ser usado para qualquer finalidade. Ou seja, você não precisa especificar o motivo pelo qual deseja determinada quantia, como é comum acontecer em financiamentos.

No momento em que você solicita o empréstimo pessoal, é apresentado um contrato digital, caso o pedido seja feito online, que deve ser lido atentamente. Neste caso, constarão informações importantes a respeito da taxa de juros mensal, a quantidade de parcelas selecionadas, o valor, entre outros dados.

É comum ser uma opção já pré-aprovada em bancos em que seja cliente e possua conta-corrente. Nesses casos, é um serviço de rápida contratação, já que as instituições antecipam a análise de crédito e deixam disponível as propostas que estão de acordo com o seu perfil de crédito.

Porém, é totalmente possível solicitar em outras instituições em que não haja um relacionamento. Tudo vai depender do seu perfil e histórico financeiro que será avaliado na análise de crédito.

Como funciona o empréstimo pessoal na prática?

A instituição financeira te emprestará o valor solicitado acompanhado de juros para se manterem protegidos até o contrato ser quitado. Os valores podem ser altos ou médios, pois variam entre os perfis, a idade e se há problemas de inadimplência ou não.

O empréstimo é depositado na conta-corrente de interesse, assim possibilita que você faça o uso no mesmo dia. Porém, ao contrário do consignado, os juros podem ser elevados, independentemente de você escolher parcelamentos curtos ou longos.

Além disso, haverá a necessidade de você efetuar o pagamento no dia correto para impedir que multas sejam emitidas. Caso aconteça de você não conseguir quitar o que deve, entre em contato com o banco responsável pelo crédito para saber o que pode ser feito para te auxiliar.

Quem pode contratar o empréstimo pessoal?

Diversas pessoas podem contratar o empréstimo pessoal no momento em que realmente precisarem. Esta é uma modalidade pouco restritiva quando pensamos em créditos e que te permite solicitar o valor mais adequado às suas necessidades.

É necessário somente ter acima de 18 anos e, preferencialmente, não possuir restrições no nome. Este pode ser um impeditivo inicial, embora existam financeiras que realizam o empréstimo mesmo que você esteja inadimplente.

Como contratar um empréstimo pessoal?

Antes de contratar, você pode simular, tanto em instituições financeiras que já seja cliente, ou em outras que não seja, para saber quais são as formas de pagamento e que valores estão disponíveis. Uma maneira prática é fazer isso de modo online nas plataformas oficiais, porém é possível ir pessoalmente em certas agências físicas.

Uma opção para você conhecer é o empréstimo online SuperSim com parceira do Serasa Crédito, o qual é simples e rápido, tendo alta chance de aprovação. Aproveite e simule já!

Após analisar e concordar com a proposta que melhor faz sentido para você, faça a contratação do serviço para a equipe entrar em contato e falar a respeito do seu pedido.

Caso você esteja de acordo com as informações do contrato enviado, o dinheiro será depositado à conta-corrente cadastrada. Em questão de algumas horas ou dias, o valor ficará disponível para o uso ocorrer da maneira que melhor for para você. A forma de pagamento também será acordada.

Quais as vantagens e desvantagens de contratar um crédito pessoal?

As principais vantagens e desvantagens do empréstimo incluem:

  • É mais fácil de contratar;
  • A solicitação pode ser feita online;
  • Não há necessidade de informar por qual motivo você precisa do dinheiro;
  • Podem ter juros elevados;
  • Penalização por atrasar pagamento;
  • Espiral de crédito.

Espiral de crédito é um problema que afeta muitas pessoas que se tornam dependentes do serviço. Dessa forma, ocorre que as solicitações são feitas uma após a outra, sem haver uma pausa para terminar de pagar o que deve.

Pessoas com nome sujo podem pedir o empréstimo pessoal?

Você pode solicitar o crédito mesmo com o nome sujo, pois existem bancos que oferecem boas ofertas aos inadimplentes. Entretanto, as instituições financeiras, por não possuírem garantia de que você pagará o que deve, podem elevar as taxas de juros ao seu perfil.

Desse modo, é mais vantajoso solicitar esse crédito quando estiver com o CPF em ordem. Não esqueça que o fato de você ter restrições pode ser um problema ainda maior para conseguir uma boa proposta.

O que acontece se você não pagar o empréstimo pessoal?

Caso não ocorra o pagamento, você pode ficar endividado e se a dívida não for quitada, o seu CPF é enviado aos Órgãos de Proteção ao Crédito. Por estes motivos, é fundamental entender como funciona o empréstimo pessoal e quais são as principais alternativas de datas para pagar as faturas.

Ter controle sobre a sua vida financeira é indispensável para não lidar com cobranças frequentes de bancos que querem receber o que foi emprestado. Portanto, tenha atenção quanto à solicitação, valor necessário para cumprir o seu objetivo, prazos de pagamentos e tarifas para não ter dores de cabeça a longo prazo.

Entendeu tudo sobre como funciona o empréstimo pessoal? Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!