Pular para o conteúdo

Santa Casa de Barretos é pioneira em nova abordagem cirúrgica para implantação de prótese de quadril

Dez pacientes foram submetidos ao novo procedimento no hospital até agora

‘Artroplastia total do quadril’ ou ‘Prótese total do quadril por via anterior’ é o procedimento cirúrgico minimamente invasivo que vem sendo realizado na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e que está salvando e reabilitando, com maior efetividade, movimentos de pacientes que têm problemas degenerativos na região dos quadris, as chamadas lesões progressivas.

A cirurgia de prótese total de quadril já é consagrada na ortopedia, devido aos seus excelentes resultados e ao alto nível de satisfação dos pacientes submetidos. A novidade desta nova maneira de realizar a cirurgia é que a abordagem é pela via anterior do quadril e, como consequência, tem um pós-operatório para o paciente muito mais tranquilo. Normalmente, a pessoa já caminha com auxílio das muletas no mesmo dia do procedimento, e a alta hospitalar acontece no dia seguinte. A indicação da prótese por via anterior é exclusivamente do profissional médico ortopedista, que avalia individualmente cada paciente com indicação de prótese de quadril

A primeira cirurgia de prótese total de quadril por via anterior foi realizada na Santa Casa de Barretos em outubro de 2023, desde então, dez pacientes já passaram por esse procedimento cirúrgico, todos estão sendo acompanhados pela equipe ortopédica do hospital. O responsável pela cirurgia é o médico Dr. Gabriel Chubassi de Aveiro, ortopedista com especialização em traumatologia e cirurgia do quadril. Ele conta que “quando se fala em ‘via cirúrgica’, estamos nos referindo à região dos quadris que utilizaremos para acessar o quadril doente e efetuar a implantação da prótese, podendo ser pela frente, pelo lado ou pela região de trás. Pela via anterior do quadril é a técnica mais utilizada nos Estados Unidos e em alguns centros médicos da Europa. No Brasil, e mais especificamente no estado de São Paulo, ainda não está amplamente difundida. No interior paulista, nós da Santa Casa de Misericórdia de Barretos somos os pioneiros nesta abordagem cirúrgica e já conseguimos excelentes resultados”, explicou o ortopedista, Dr. Chubassi.

Ainda de acordo com o médico ortopedista, a técnica utilizada é minimamente invasiva, pois a forma de acesso à articulação do quadril permite a implantação da prótese sem cortes nos músculos e nos tendões. “O paciente que se submete ao procedimento tem uma reabilitação mais rápida, com menos dor e menor risco de luxação, ou deslocamento da prótese”, afirmou.

A prótese de quadril é indicada para os pacientes que têm doenças que deterioram progressivamente essa articulação, como a artrose ou necrose (morte das células ou tecidos no organismo) da cabeça femoral. Além disso, ela auxilia o tratamento de algumas fraturas do fêmur ou, mais raramente, no acetábulo (a cavidade da articulação do quadril).

“Para a reabilitação do paciente, é imprescindível submeter-se às sessões de fisioterapia. Com um mês, ele já vai conseguir andar sozinho, sem as muletas, sendo liberado para dirigir nas primeiras semanas. A rotina diária retorna à sua normalidade no período de seis semanas”, concluiu Dr. Chubassi.