Pular para o conteúdo

Entenda como realizar os processos de validação de diploma em Portugal

Especialista explica como funciona e a diferença entre os principais procedimentos

Validar um diploma em Portugal é uma etapa fundamental para quem pretende estudar ou trabalhar no país. No entanto, esse processo pode parecer complexo para muitas pessoas. Com o intuito de esclarecer e simplificar o procedimento, a equipe da CV Assessoria Internacional elaborou este guia para ajudar imigrantes brasileiros a entenderem como validar os seus diplomas em solo lusitano.

Patricia Valentim, administradora de empresas com MBA em marketing, proprietária e diretora executiva da CV Assessoria Internacional, empresa de assessoria em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, ressalta a importância da validação do diploma. “É crucial compreender o processo de validação do diploma em Portugal para aproveitar as oportunidades de estudo e trabalho no país. Seja ou não um cidadão português, esse processo pode facilitar a integração no mercado de trabalho e na sociedade como um todo”, conta.

O primeiro passo para validar um diploma em Portugal é buscar por uma assessoria que possa auxiliar com questões que vão desde Apostila de Haia de uma série de documentos até a escolha da melhor universidade e verificação do tipo de reconhecimento necessário para o diploma em questão.

É importante ressaltar que os custos para validar um diploma em Portugal variam de acordo com a universidade e o método escolhido. De qualquer maneira, buscar apoio dos profissionais para entender melhor como organizar essa documentação, enviá-la e desfrutar de suas vantagens é essencial.

Além disso, é fundamental entender a diferenciação entre reconhecimento e equivalência de diploma. Enquanto o reconhecimento visa reconhecer um grau obtido fora de Portugal no sistema de ensino português, a equivalência busca comparar o grau obtido no Brasil com um equivalente português.

“Para imigrantes brasileiros que desejam estudar ou trabalhar em Portugal, a validação do diploma é um passo essencial para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo país. Com um processo simplificado e acessível, as pessoas podem garantir o reconhecimento de sua qualificação acadêmica, facilitando sua integração e crescimento profissional em solo português, além de abrir portas para pós-graduações e mestrados”, conclui Patrícia.

 

Sobre Patricia Valentim

Administradora de Empresas com MBA em Marketing pela FGV/SP, Patricia possui uma vasta experiência de mais de 25 anos nos mercados financeiro, administrativo e de gestão de negócios no Brasil. Ao longo de sua carreira, trabalhou em renomadas multinacionais, como o Grupo Pão de Açúcar, Fic (Financeira do Itaú em parceria com o Grupo Pão de Açúcar), Carrefour, MFS – Mobile Financial Services (uma joint venture da Mastercard e Vivo) e a Mais Solution Group. É fundadora e diretora executiva da CV Assessoria Internacional.

Para obter mais informações, acesse o site da CV Assessoria Internacional ou o Instagram @cv.assessoria.internacional.

Sobre a CV Assessoria Internacional

A CV Assessoria Internacional é uma empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, fundada com o objetivo de auxiliar seus clientes a concretizar seus sonhos de trabalhar, investir ou residir no exterior.