Pular para o conteúdo

Implantes dentários: Veja os cinco principais cuidados que você deve ter após a cirurgia

Muitos pacientes ficam surpresos quando descobrem que o pós-operatório da cirurgia de implantes dentários está longe de ser um bicho de sete cabeças.

“Embora os implantes não exijam cuidados complexos, é muito importante seguir as recomendações do dentista à risca”, diz o cirurgião dentista Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “Dessa forma, o processo de recuperação deverá ocorrer sem problemas. E na presença de qualquer dúvida, o paciente deve sempre contatar o especialista”, conclui.

Confira, a seguir, 5 recomendações do dentista para o pós-operatório de implantes dentários:

  1. Tenha uma alimentação pastosa e fria nas primeiras 48 horas: priorize  alimentos macios e de temperatura mais baixa, pois eles proporcionam conforto durante a alimentação e funcionam como uma compressa, contribuindo para atenuar o edema e estimular a redução do sangramento na região operada.
  2. Evite falar nas primeiras 48 horas: a atividade dos músculos da mastigação e da fala pode comprometer o pós-operatório, interferindo no processo de cicatrização. “Manter o máximo de silêncio possível nesse período é uma medida preventiva  que ajuda a garantir uma melhor recuperação”, diz o especialista.
  3. Não realize esforços físicos nos primeiros três dias após a cirurgia: atividades físicas intensas podem resultar em sangramento adicional e prejudicar o processo de recuperação. “O repouso nas primeiras 72 horas é essencial para permitir que o corpo se recupere de forma mais tranquila”, diz Lago.
  4. Evite cuspir: O ato de cuspir pode desorganizar o coágulo formado na região operada, levando a sangramentos pós-operatórios. “Preservar a integridade do coágulo é fundamental para a correta cicatrização e minimização de complicações”, diz o dentista.
  5. Faça uso dos medicamentos prescritos: o uso correto das medicações prescritas pelo dentista ajuda a controlar a dor, reduzir a inflamação e prevenir possíveis infecções. “Ignorar ou modificar a prescrição do dentista, alterando doses ou horários, por exemplo, pode resultar em complicações e prolongar o tempo de recuperação”, alerta Lago. “Por isso, siga à risca as orientações do profissional com relação aos remédios, para garantir uma recuperação eficaz e sem preocupações”, conclui.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.