Pular para o conteúdo

Brasileiro de 13 anos com um dos maiores QIs do mundo ganha medalha de ouro em Olimpíada de Física

Gabriel Bastos Andrade tem 13 anos, é membro de Sociedades de Alto QI e fala 3 idiomas

Gabriel Bastos Andrade é um jovem chileno-brasileiro de apenas 13 anos de idade que é um dos jovens com o maior QI do mundo, tendo mais de 155 pontos de QI, o que lhe permitiu entrar em quatro sociedades de alto QI, a Intertel, a IIS, a Mensa Brasil e a ISI Society, uma das mais restritas do mundo.

Além disso, Gabriel também fala fluentemente 3 idiomas, inglês, espanhol e português. Desde muito cedo, Gabriel demonstrou interesse pela ciência, tendo o sonho de se tornar cientista e trabalhar com a NASA no desenvolvimento de uma sonda espacial.

Gabriel também teve uma publicação na plataforma da ISI Society e no  CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito sobre a “Teoria da Gravidade de Higgs”, onde analisa a teoria da física quântica que indica uma partícula chamada “Bóson de Higgs”, apontando uma relação com a força da gravidade.

Ele já ganhou medalhas de ouro em várias olimpíadas nacionais, como a OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas,  OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e ONC – Olimpíada Nacional de Ciências, também sendo medalhista de ouro na OBI – Olimpíada Brasileira de Informática e OBRL – Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico.

Mais recentemente, Gabriel foi medalhista de ouro na Olimpíada de Física 2023, uma das principais premiações nacionais de ciências naturais, que teve seus resultados divulgados esta semana.

Gabriel ainda foi classificado para a SOIF 2025 – Responsável por realizar as seletivas para as edições das Olimpíadas Internacionais de Física.

Sobre Gabriel Bastos

Gabriel Bastos Andrade, tem 13 anos, é chileno-brasileiro, fala 3 idiomas fluentemente, possui mais de 155 pontos de QI, é membro de quatro sociedades de alto QI, a Intertel, a IIS, Mensa Brasil e a ISI Society. Já foi medalhista em algumas das principais premiações brasileiras, como a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBI – Olimpíada Brasileira de Informática, OBRL – Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico e  ONC – Olimpíada Nacional de Ciências. Tem o sonho de se tornar cientista.