Pular para o conteúdo

5 métodos de extração de café preferidos dos brasileiros

Da coagem clássica com filtro de papel até métodos mais elaborados, como a prensa francesa e o aeropress, a bebida ganha novos sabores em cada xícara

O café é mais do que uma simples bebida; é uma experiência sensorial que desperta os sentidos e conecta as pessoas em todo o mundo. Na Sterna Café, uma das principais referências em cafeterias premium no Brasil, essa experiência é elevada a um novo patamar.

Além do ambiente instagramável e imersivo, a cafeteria oferece uma variedade de métodos de extração que realçam os sabores e aromas únicos do café, proporcionando uma jornada gustativa para os apreciadores da bebida.

Por trás dessa experiência excepcional está Deiverson Migliatti, CEO e fundador da Sterna Café, cuja paixão pelo café o levou a viajar por mais de 70 países, absorvendo conhecimento sobre o universo do café, desde a colheita até a xícara. Essa expertise é refletida em cada detalhe do menu, cuidadosamente selecionado para surpreender aqueles que buscam novas sensações e momentos memoráveis.

Com uma abordagem diferenciada, a Sterna Café oferece uma seleção de cinco métodos de extração preferidos dos brasileiros, cada um projetado para destacar os atributos individuais de cada grão de café. Desde a coagem clássica com filtro de papel até métodos mais elaborados, como a prensa francesa e o aeropress, os clientes têm a oportunidade de explorar diversos sabores e texturas, criando uma experiência verdadeiramente personalizada e envolvente.

Confira abaixo:

Hario V60: Possui uma filtragem semelhante à tradicional, pois também utiliza filtro de papel. No entanto, seu mecanismo evita o acúmulo de resíduos no fundo da extração e facilita a passagem de água pelo café moído, resultando em um sabor especial e harmonioso.

Chemex: Aqui o processo de extração realça os detalhes do aroma e do sabor natural dos grãos. Basta fazer o teste comparando com as máquinas de cafés comuns.

Aeropress: Considerado um dos métodos mais bem avaliados entre os especialistas, o café extraído do equipamento equilibra os óleos essenciais e os açúcares naturais presentes nos grãos, controlando melhor a preparação da bebida a partir da intensidade e oferecendo diferentes estilos de bebidas.

Clever: A diferença deste método está na retenção da água e do café em pó em uma câmera de infusão até que a válvula de escoamento seja ativada. É uma das técnicas mais fáceis e inteligentes – como sugere o nome – que prioriza o sabor e o aroma.

French Press: Ao invés de utilizar papel de filtro, este método trabalha com uma tela ultrafina, realçando todos os elementos que compõem o café e oferecendo uma experiência única de sabores.

Sterna Café – A Rede Sterna Café, que surgiu da união da paixão pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo o seu conhecimento obtido em 4 voltas ao mundo, hoje conta com mais de 80 unidades em 9 estados brasileiros. Após 1 ano de operação, em 2016, a loja virou uma marca e consequentemente uma franquia, se tornando a maior rede de cafeteria premium de cafés especiais do Brasil, utilizando 100% grãos especiais e diversos métodos de extração. Um outro diferencial da marca é o de oferecer mensalmente um café especial do Brasil e de algum lugar do mundo. As lojas são instagramáveis, sendo uma verdadeira imersão no universo do café.