Pular para o conteúdo

Dor de dente: saiba o que fazer

A dor de dente é considerada por muitos a pior que se pode sentir, sendo motivo de medo e choque para algumas pessoas, por isso, saiba como lidar

Só quem já sentiu uma dor de dente sabe o quão ruim é a experiência, para muitas pessoas sendo a mais incômoda e perturbadora que se pode enfrentar.

Para saber o que fazer caso tenha uma repentinamente, vamos discutir o que fazer, destacando a importância de lidar com o desconforto e procurar as medidas adequadas para aliviar a dor e tratar a causa subjacente.

Deixamos claro que é fundamental entender que a dor em si pode ser sinal de diversos problemas dentários, como cáries, infecções ou problemas nas gengivas, ou até mesmo ter outras origens.

Mas de modo geral, ignorá-las pode levar a complicações mais sérias como dores mais frequentes, sangramento ou queda dos dentes.

Ao longo do texto, serão apresentadas orientações simples e práticas para lidar com isso de forma eficaz, sem deixar de lado a busca por atendimento odontológico profissional para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

A dor de dente é uma das queixas mais comuns relacionadas à saúde bucal e pode ser extremamente desconfortável. Saber como lidar com esse problema de forma eficaz é essencial para aliviar o desconforto e tratar a causa subjacente. Aqui estão algumas orientações sobre o que fazer em caso de dor de dente:

1. Faça uma higiene oral adequada

A primeira orientação e mais assertiva é pela precaução.

Manter uma boa higiene oral ajuda a aliviar a dor de dente e prevenir complicações futuras, por isso e tantos motivos mais, escove os dentes suavemente com uma escova com cerdas macias e use fio dental para remover possíveis resíduos de alimentos que possam estar causando irritação e que poderiam se tornar problemas (e dores) maiores.

2. Use enxaguantes bucais e compressas frias

Enxaguantes bucais antissépticos podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Além disso, compressas frias na área afetada proporcionam sensação de alívio temporário, amenizando o inchaço na região.

3. Evite alimentos e bebidas quentes ou gelados

Alimentos e bebidas extremamente quentes ou gelados tem grande capacidade de agravar uma dor de dente. Então evite consumir esses alimentos até que a dor diminua e recorra, preferencialmente, a alimentos mais líquidos e pastosos para se manter nutrido.

4. Tome analgésicos

Medicamentos analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, ajudam a aliviar a dor de dente também em caráter temporário. Para que surtam efeito, basta seguir as instruções do rótulo.

5. Consulte um dentista o mais rápido possível

Item que não poderia faltar nessa lista é agendar uma consulta com um dentista assim que possível para que a causa da dor de dente seja identificada e tratada adequadamente.

Por mais que muitos tenham medo e até fobia de ir ao dentista, não há forma mais adequada e recomendada de resolver problemas da região bucal sem a ajuda de um profissional médico especialista.

Ele poderá realizar exames e tratamentos necessários para aliviar a dor e restaurar a saúde bucal e você pode acessar a um através do serviço público, posto de saúde, serviços de odonto empresarial ou convênio médico, o que importa é que visite um regularmente.

6. Evite automedicação

Por outro lado, algo que os profissionais não recomendam de nenhuma forma, é aplicar medicamentos diretamente sobre o dente ou gengivas sem a orientação profissional.

Isso pode causar irritação adicional ou até mesmo danos aos tecidos bucais, comprometendo ainda mais sua saúde e aumentando o que já causava sofrimento.

7. Mantenha a calma e evite o estresse

É compreensível se preocupar e sofrer até ansiedade por causa, mas se esforce para manter a calma pois isso te ajudará a reduzir o desconforto.

Pode não parecer, mas praticar técnicas de relaxamento como respiração profunda ou meditação são formas capazes de aliviar o estresse e a tensão provenientes da dor.

Lidar com a dor de dente é realmente algo indesejável e sofrível, mas certamente, ao seguir essas orientações poderá sentir alívio ou minimamente cuidar melhor até que possa visitar um dentista ou se recuperar.

Saber o que fazer em uma hora dessas e manter a calma para colocar em prática, fará total diferença em um contexto que é inevitavelmente ruim.

Mas seguindo as orientações de higiene oral adequada, uso de analgésicos e exercitando práticas como as que mencionamos para relaxamento, a passagem seja menos danosa, incômoda e propensa a agravantes do que se pode imaginar.