Pular para o conteúdo

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

dia mundial da saúde - guairanewsDesde o ano de 1948, no dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Este foi criado para alertar a população sobre os problemas de saúde pública, das responsabilidades dos governantes em manter políticas que promovam a saúde, além de reforçar que este é um direito de todos.

Ter saúde não é somente não ficar doente, mas segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – é também manter um estado de bem-estar mais amplo, que envolve o aspecto físico, mental e social da pessoa.

Manter o corpo e a mente em perfeito estado de funcionamento, em harmonia, é uma forma de se ter saúde, pois trazem disposição e vitalidade.

Um dos aspectos mais importantes para se manter a saúde pública é através do saneamento básico, onde temos o tratamento das estações de água e esgoto, sendo feitos com produtos químicos apropriados, além de fazer com que água e esgoto passem por tubos de encanamento, sem perigo de contaminação.

Mas saúde pública é muito mais que isso. Ela envolve também o saneamento ambiental, tornando-se motivo do desenvolvimento social e econômico de um país.

Um trabalho educativo de qualidade também é motivo para promover a saúde pública, onde professores e consultores podem fazer campanhas educativas, mostrando a importância da coleta seletiva de lixo, de aterros sanitários próprios, dos catadores e distribuidores de materiais reciclados e etc.

Com tudo isso, gera-se a diminuição do movimento nos hospitais e postos de saúde, reduzindo de forma considerável os gastos do país.

Fonte http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/dia-mundial-saude.htm