Pular para o conteúdo

Saúde participa de campanha sobre risco do benzeno em postos de combustível

bomba combustivel

A Prefeitura de Guaíra através da Secretaria Municipal de Saúde promove em Guaíra a 1ª Campanha de Conscientização e Prevenção em Saúde do Trabalhador Contra o Risco do Benzeno com o nome: “A Bomba é do Frentista”.

A campanha se inicia já na próxima semana, visa reduzir a exposição dos funcionários dos postos de Guaíra ao produto químico benzeno e é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com as instituições que compõem a Comissão Estadual do Benzeno.

O objetivo da campanha é conscientizar os frentistas sobre a importância de abastecer o tanque de combustível só até o automático e não “até a boca”, pois esta ação reduz o grau de exposição ao benzeno, sustância cancerígena presente na gasolina.

O Benzeno é extremamente inflamável. Causa irritação à pele e olhos. Se inalado pode causar dores de cabeça, tonturas, sonolência e náusea, podendo levar a inconsciência. Perigoso ou fatal se afetar os pulmões. Pode causar câncer.

Segundo, a Secretaria da Saúde agentes percorrerão os 13 postos de combustíveis do município, orientando os proprietários e profissionais (frentistas) e alertando sobre o perigo da exposição ao benzeno. Também serão visitadas distribuidoras de combustíveis e as usinas do município.