Saiba por que as baixas temperaturas sobrecarregam o sistema cardiovascular e quais sinais merecem atenção

Enquanto muita gente associa o inverno apenas ao aumento de gripes e problemas respiratórios, o coração também sofre com a queda das temperaturas. Dados do Instituto Nacional de Cardiologia apontam que, durante os meses mais frios do ano, os casos de infarto podem crescer até 30% e os de AVC até 20%.
Esse aumento está relacionado à vasoconstrição, um mecanismo natural do corpo para conservar calor, que provoca a contração dos vasos sanguíneos. “Isso eleva a pressão arterial e exige mais esforço do coração para bombear o sangue”, explica a cardiologista Beatriz Zamuner, médica do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES). Segundo ela, esse cenário favorece a descompensação de condições como insuficiência cardíaca e arritmias, além de colaborar para o surgimento de tromboembolismo, miocardites e pericardites, ou seja, esse mecanismo natural do corpo acaba tornando o coração mais vulnerável. “O resultado é o aumento do risco de infarto, AVC e descompensação da hipertensão”, alerta a especialista.
Fatores agravantes
Além das mudanças fisiológicas, o comportamento das pessoas durante o inverno também contribui para o agravamento dos quadros. “As pessoas tendem a se movimentar menos, o que pode levar a ganho de peso e piora do controle do colesterol e da pressão. Também é comum o aumento do consumo de alimentos mais calóricos e gordurosos e do álcool”, aponta Beatriz.
Outro fator de preocupação são as infecções respiratórias, como gripes e pneumonias, mais comuns nessa época. “Essas infecções provocam uma resposta inflamatória intensa no corpo, o que pode descompensar o coração, especialmente em quem já tem doenças cardíacas. Elas também podem desestabilizar placas de gordura nas artérias, favorecendo o rompimento e levando a infarto ou AVC”, afirma a especialista.
Mesmo quem nunca recebeu um diagnóstico de doença cardíaca deve ficar atento. “O inverno pode ser um gatilho para o primeiro evento cardiovascular, especialmente se a pessoa tiver fatores de risco ocultos ou negligenciados”, alerta a médica. Entre os fatores de risco mais comuns estão pressão alta não diagnosticada, colesterol elevado, sobrepeso, diabetes tipo 2, histórico familiar, tabagismo e sedentarismo.
Sinais que merecem atenção
Alguns sintomas não devem ser ignorados, especialmente no inverno. Segundo a cardiologista, é importante buscar atendimento médico ao sentir:
- Dor no peito, mesmo em repouso;
- Falta de ar fora do comum, tosse persistente ou chiado;
- Tontura, palpitação ou desmaio;
- Inchaço nas pernas ou cansaço excessivo.
A médica explica que os sinais de alerta de problemas cardíacos geralmente surgem de forma súbita, são intensos, pioram com esforço e não melhoram com o repouso. Eles também vêm acompanhados de outros sinais, como dor no peito, suor frio e palpitações, assim como podem ocorrer mesmo sem febre ou sinais típicos de infecção respiratória. “Se o sintoma for novo, incomum para você, ou vier acompanhado de mal-estar, não arrisque: procure atendimento médico”, recomenda.
Como proteger o coração no inverno?
Dra. Beatriz reforça que cuidados simples podem fazer uma grande diferença na saúde cardiovascular durante o inverno. Manter-se aquecido, especialmente nas extremidades do corpo, é fundamental para evitar a vasoconstrição acentuada pelo frio. Também é importante manter a vacinação em dia, com destaque para as vacinas contra gripe e pneumonia, especialmente para quem já tem alguma doença cardíaca, pois esse grupo é considerado prioritário.
Controlar rigorosamente a pressão arterial, praticar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação equilibrada, com menos sal, gordura e açúcar, são atitudes essenciais para o bom funcionamento do coração. Além disso, evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo, assim como garantir uma boa qualidade de sono e saber gerenciar o estresse, contribuem diretamente para reduzir os riscos de eventos cardiovasculares durante a estação mais fria do ano.
Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba
O Hospital Evangélico de Sorocaba, que, em 2026, completa 91 anos de tradição e credibilidade, conta com um Pronto Atendimento Adulto ágil, com atendimento para pacientes a partir dos 12 anos. Possui ambulatório médico com diversas especialidades, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), compondo uma estrutura completa para atendimento de média e alta complexidade.
Em parceria com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico integra o hub de serviços em saúde da Hospital Care, fortalecendo a assistência à população de Sorocaba e região.
