Pular para o conteúdo

3 dicas para evitar problemas de esgoto

Embora seja pouco lembrada do dia a dia, a tubulação de esgoto, quando entope, pode causar desconforto a todos os moradores. Por isso, ela requer atenção especial sempre, principalmente se já apresentar alguns sinais de complicação.

O primeiro sinal que o entupimento apresenta é o barulho no ralo. Seja no chuveiro ou nas pias, se a abertura em que escorre a água fizer um som estranho de sucção, pode ser que a rede esteja começando a entulhar esgoto.

O escoamento lento e a água parada na pia também indica que o cano não está conseguindo levar os dejetos para onde deve. Se o entupimento já estiver em uma situação grave, os banheiros podem ter um forte odor. Geralmente, as pessoas só procuram uma desentupidora de esgoto nesse estágio.

No entanto, a conservação da tubulação deve fazer parte dos cuidados com a casa. Confira algumas dicas para evitar problemas nos canais de esgoto!

Atente-se na construção

Já na fase de construção é possível adotar algumas medidas para evitar problemas futuros. É recomendável usar canos maiores do que 100 mm de diâmetro, pois eles suportam um volume maior de esgoto.

É importante ainda que a tubulação não tenha muitas curvas, para evitar os entupimentos. Além disso, vale a pena instalar uma caixa de gordura na cozinha e sifões nas pias.

Evitar restos de comida

Na hora de lavar a louça, todos os restos de comida devem ser jogados em um lixo. Se eles descerem pelo ralo, as chances de pararem nos canos é grande.

Em hipótese nenhuma, o óleo das panelas deve ser lançado na pia. O óleo usado deve ser colocado em uma garrafa pet e ser destinado depois para uma empresa de coleta. No caso de pratos sujos de gordura, é interessante limpá-los com um papel toalha antes de lavá-los na pia.

Dependendo do sifão, é possível despejar um pouco de água quente no ralo da pia. Essa atitude pode ajudar a limpar a gordura dos canos, prolongando a vida deles.

Não jogue nada no vaso

No banheiro, a atenção também deve ser redobrada com o encanamento. Boa parte das tubulações suporta papel higiênico, mesmo assim, é preferível jogá-los apenas no lixo. Além disso, itens como lenços umedecidos, fio dental, absorventes e preservativos são grandes vilões do encanamento e não devem ser descartados no vaso sanitário.

Fios de cabelo e pedaços de unhas também podem prejudicar o encanamento, a médio prazo. Portanto, cortar as unhas e os fios deve ser feito longe das pias e dos vasos, a fim de evitar problemas.