Pular para o conteúdo

Contratura capsular: como evitar a complicação mais temida do implante de silicone nos seios

Nas últimas décadas, o implante de silicone nos seios se tornou uma das cirurgias plásticas mais populares e realizadas no mundo. Através desse procedimento, as mulheres podem aumentar o tamanho e melhorar a forma dos seios, o que pode ter um impacto significativo na autoestima e confiança. No entanto, como com qualquer procedimento médico, existem riscos e benefícios que precisam ser considerados antes de tomar uma decisão.

O cirurgião plástico da Clínica Libria, Dr. Sabath, explica que um dos riscos mais comuns associados ao implante de silicone nos seios é a contratura capsular. Essa complicação pode ocorrer quando o tecido cicatricial se forma ao redor do implante, comprimindo-o e causando o endurecimento ou deformação do seio. A contratura capsular pode ser causada por uma série de fatores, incluindo a reação ao implante, infecção, hematoma, colocação inadequada do implante e tipo de implante.

Principal fator que leva a uma contratura capsular e como evitar

A colocação inadequada do implante é um dos principais fatores que podem aumentar o risco de formação de tecido cicatricial anormal em torno do implante. É importante escolher um cirurgião plástico experiente e certificado para realizar o procedimento.

“A escolha de um cirurgião plástico capacitado é crucial para minimizar o risco de complicações, incluindo a contratura capsular. Por isso, é fundamental que as pacientes façam uma pesquisa cuidadosa e minuciosa antes de escolher um cirurgião plástico e uma clínica para realizar o procedimento. É importante avaliar o histórico do médico, sua experiência e certificações, além de checar os resultados de outros pacientes e todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão.” Destaca o cirurgião da Clínica Libria.

Para evitar complicações e garantir que o implante de silicone dure o máximo possível, é importante que as pacientes consultem regularmente um médico para avaliar a necessidade de substituição. Além disso, qualquer mudança significativa na aparência ou sensação dos seios deve ser relatada ao médico imediatamente.

“O implante de silicone nos seios pode ser uma opção valiosa para as mulheres que desejam aumentar o tamanho e melhorar a forma dos seios. Com o cuidado e a atenção adequados, você pode obter a aparência para o seu silicone que você sempre sonhou.” Finaliza o médico da Clínica Libria.

Clínica Libria

CRM Dr. Hugo Sabath – 131199