Pular para o conteúdo

Sexta feira tem “Verbo” na Casa de Cultura

Fringe_Verbo

Fazendo parte do programa Circuito Cultural Paulista o cineteatro Abraão Cury, na Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello vai receber a peça teatral Verbo nesta sexta feira, dia 5 de setembro. O monólogo interpretado pela atriz Michelle Gonçalves está marcado para iniciar às 20h30.

Peça dirigida por Cássio Pires, Verbo traz a narrativa tragicômica sobre a vida conjugal sob o ponto de vista de uma mulher financeiramente dependente do marido. Ela começa a reconstituir os acontecimentos em torno de uma discussão que teve com o marido na noite em que descobriu que estava sendo traída por ele. A classificação indicativa é de 14 anos.

A abordagem de uma questão conjugal é feita de maneira pouco usual. Aos poucos, o espectador começará a perceber que mais do que acompanhar uma trama, o que importa ali, diz respeito a uma espécie de anatomia de uma situação conjugal, que o faz perceber os gestos, os movimentos físicos, a imagem da sala onde se passa a história, os sons que rodeiam o apartamento e mais uma série de outras coisas que se fossem mostradas em uma forma dramática convencional seriam, detalhes, mas que, da forma que a peça aborda, tornam-se de certa forma o que há de essencial no espetáculo.

Verbo surgiu de um outro projeto montado pelo mesmo diretor, “A Sonata a Kreutzer – uma história para o século XIX”, adaptação da novela de Tolstoi dirigida por Marcello Airoldi. Naquela montagem, que estreou no início de 2013, cabia a um homem rico na Rússia do final do século XIX recobrar a história de seu casamento. “Verbo” seria uma resposta ao ponto de vista de “A Sonata a Kreutzer”, em que uma mulher de nosso tempo, que é financeiramente dependente de seu marido, assume a condução de uma narrativa sobre sua vida conjugal.

DESAFIOS

Primeiro trabalho solo de Michelle Gonçalves, atriz mineira formada pela UFMG e radicada em São Paulo há 6 anos, Verbo anuncia-se como um desafio bastante particular para a intérprete. 

Entre seus mais recentes trabalhos, Michelle atuou em “Ensaio sobre a Queda”, de Carlos Canhameiro, sob direção de Marcello Lazzaratto e “Pronto para Mudar”, montagem inspirada em Cortazar, sob direção de Juliana Sanchez e Janaina Leite. Também pesquisadora de teatro, Michelle desenvolve atualmente um mestrado na Universidade Estadual de Campinas.