Professores da rede pública de Guaíra são capacitados para aplicação do Atlas Ambiental

44 docentes da rede pública de ensino da cidade participaram da atividade. A ação faz parte do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental
Capa do Atlas distribuído em Guaíra: iniciativa visa despertar consciência cidadã e sustentável
Capa do Atlas distribuído em Guaíra: iniciativa visa despertar consciência cidadã e sustentável
Capa do Atlas distribuído em Guaíra: iniciativa visa despertar consciência cidadã e sustentável
Capa do Atlas distribuído em Guaíra: iniciativa visa despertar consciência cidadã e sustentável

Nos dias 12 e 13 de abril um grupo composto por 44 professores das redes municipal e estadual do município de Guaíra, participou de um programa de capacitação para aplicação do Atlas Ambiental de Guaíra. O Atlas fará parte da grade curricular de todas as escolas públicas do município em 2012 e 2013. A gestão do projeto é da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída pela BASF. Na região, a iniciativa é realizada em parceria com a Usina Guaíra.

Para a utilização do material didático em sala de aula ainda este ano, o grupo de professores passou por uma capacitação específica de dois dias de duração, baseada na versão exclusiva do Atlas para docentes e que conta com textos, imagens e sugestões de atividades, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento das aulas. Todo o treinamento foi ministrado por um grupo multidisciplinar de educadores, que também colaboraram para a elaboração do material.

Já a versão que será utilizada pelos alunos é composta por imagens espaciais, obtidas via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo e, assim, favorecem o aprendizado de história, geografia e temas socioambientais tendo como diferencial o destaque aos aspectos da região de Guaíra. Segundo Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO, “o objetivo é despertar nos jovens o espírito de cidadania e conhecimento sobre o tema sustentabilidade, a partir de sua própria realidade“.

Para o sócio-diretor da Usina Açucareira Guaíra, Dr. Eduardo Junqueira da Motta Luiz, “o Atlas Ambiental é um marco educacional e cultural que vai, definitivamente, enriquecer o conhecimento da juventude de Guaíra. Os mais importantes representantes do setor de educação da cidade aprovaram o conteúdo e validaram sua utilização”.

Estima-se que 2.600 estudantes das oito escolas públicas da cidade utilizarão o Atlas, sendo três estaduais, onde o ferramenta se destinará aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e cinco municipais, nos quais será aplicado aos alunos do 4º e 5º ano.

O Atlas Ambiental faz parte do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental. O Mata Viva nasceu em 1984, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.

Sobre a Fundação Espaço ECO

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

Sobre a BASF

BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

Contatos para Imprensa:

Usina Açucareira Guaíra – Giuliano Francisco de Oliveira
Tel. +55 17 3331-9019 / E-mail: giuliano@uag.com.br

BASF – Daniel Marinho
Tel. +55 11 3043-2531 ou +55-11 9669-5138 / E-mail: daniel.oliveira@basf.com
Raquel Brandão – raquel.brandao@xcomunicacao.com.br
+ 55 11 2898-7498 / www.xcomunicacao.com.br

Veja as fotos:

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.guairanews.com/wp-content/uploads/2012/03/monize.jpg[/author_image] [author_info]Monize Taniguti, jornalista, sócia-proprietária da empresa MídiaPress – Comunicação Personalizada e assessora de comunicação. / Email: monizemidiapress@gmail.com / Facebook: www.facebook.com/MonizeTaniguti[/author_info] [/author]

Publicidade:
Anterior PM tem um novo comandante na região
Próxima Da biblioteca lá de casa - Médico de homens e de almas