Informação e Conhecimento são a base para um profissional de sucesso

Não existe uma formula mágica, para a construção de um profissional de sucesso na área de comunicação e sim um conjunto de fatores que se somam e a busca destes, que só depende dele mesmo (por Ricardo Voltan)

Não existe uma formula mágica, para a construção de um profissional de sucesso na área de comunicação e sim um conjunto de fatores que se somam e a busca destes, que só depende dele mesmo.

Hoje com um acesso rápido à internet, ficou muito mais fácil a busca por dados de mercado, concorrência, resultados pesquisas qualitativas e quantitativas, cases de sucesso, estratégias que não deram certo, entre outras informações.

Hierarquias cada vez mais enxutas as empresas fazem com que os profissionais de comunicação tenham que agregar novas habilidades envolvendo o negócio do cliente, tendo que buscar o aprimoramento e a reciclagem de seus conhecimentos. Este profissional sofre com a analogia do “sanfoneiro”: a expansão e pressão do mercado.

O profissional de comunicação de sucesso tem que saber que o negócio da propaganda é um organismo vivo. Aprender a conviver com fusões, conflitos de lei, movimentos da economia mundial, globalização de negócios e da própria comunicação.

Os milhares de estudantes de comunicação e marketing que a cada ano vêm inundando um mercado já quase saturado estão deixando para depois de formados a busca por estágios. Isso é um erro, pois cada vez mais as empresas querem que estes estudantes tenham um mínimo de experiência e conhecimento do dia-a-dia.

Uma falha na orientação dos futuros profissionais, em mostrar um pouco da realidade do mercado, além da acomodação dos próprios estudantes em buscar as informações, faz com que somente uma pequena parcela consiga fazer uma carreira de sucesso, por que foram atrás do conhecimento dentro e fora das salas de aula.

Vários dos segmentos de mercado estão crescendo e estes estudantes poderão aí buscar sua colocação. No segmento promocional da vez mais eficiente, o marketing direto mais desenvolvido e trazendo maiores resultados, o crescimento do marketing de varejo, o aprimoramento do marketing esportivo e o surgimento do fator CRM & relacionamento com o cliente.

Um perfil do novo profissional de propaganda é um composto de vários conhecimentos como: Marketing – Administração – Finanças – Estatística – Logística – Sociologia – Publicidade – Promoção – Tecnologia da Informação – Geografia – Política – Economia entre outros.

Ele deve sempre estar muito comprometido com da empresa, conhecer bem o seu negócio, o mercado, suas variantes, estar atento a oportunidades deixadas pela concorrência, ser um visionário, empreendedor e ético.

… a diferença entre as empresas de sucesso e as demais, deve estar na capacidade de identificar os bons profissionais no sentido mais amplo….“. A busca por profissionais no mercado está passando por modificações profundas, desde a quebra das gigantes americanas com a Enron, por exemplo, deixou claro que as exigências por competências estavam sendo tão enfatizadas e que os aspectos como caráter e integridade estavam sendo ofuscadas.

Um profissional não precisa se preocupar em conquistar posições ou dinheiro, pois estas coisa são as conseqüências de um trabalho bem feito“.

Por Ricardo Voltan.

fonte: Microway

Publicidade:
Anterior Campanha de vacinação contra a Gripe começa neste sábado
Próxima ACIG traz para Guaíra o Projeto BELEZA EMPREENDEDORA do Sebrae