Pular para o conteúdo

Da biblioteca lá de casa – Série “Uma Breve História”

 

Geoffrey Blainey, professor premiado em Harvard, criou uma série de livros que resumem de forma direta e agradável a história da humanidade.

A princípio pode parecer coisa de preguiçosos, mas na correria do mundo moderno, os resumos são atrativos para quem quer se interar de um assunto tão extenso. Os livros e filmes de história apreciados na maturidade têm um gosto mais interessante que na época de escola, quando o jovem só quer “decorar” os nomes e datas para fazer provas (salvo alguns que já tomam logo simpatia pelo tema e suas discussões).

Uma Breve História do Mundo” nos faz viajar desde a Idade Antiga até o mundo moderno apresentando a evolução da humanidade de uma forma interessantíssima. Comenta a importância até mesmo das guerras, aspectos da personalidade de grandes nomes da história.

Uma Breve História do Século XX” é mais monótono de se ler mas traz uma perspectiva aprofundada do século passado. Para quem se interessa pelos anos de evolução mais acelerada  talvez pelas duas grandes guerras forçarem um progresso em vários campos), pode ser um passatempo enriquecedor.

Por fim Geoffrey escreveu “Uma Breve História do Cristianismo“. Pessoalmente foi o que mais achei envolvente. Ele detalha como um pobre homem nascido há mais de dois mil anos pôde e pode ter tanta influência em todos os cantos do mundo, além de mostrar os passos da igreja cristã, seus acertos, desvios e divergências ocorridas no decorrer dos séculos. E para os agnósticos que insistem na falta de documentos que provem a existência de Cristo ele diz: “…pelos padrões da época, sua história foi surpreendentemente registrada, já que ele só ficou conhecido nos últimos anos de sua vida (…) De todas as pessoas de sua época a vida e os ensinamentos de Jesus foram os mais registrados.”

No Brasil, Mary Del Priore e Renato Venâncio também seguiram os padrões do historiador americano e criaram “Uma Breve História do Brasil“.

Vale a pena citar que, seguindo a moda do “resumo”, simplificaram para nós até mesmo a Bíblia em “A História“. O Livro Sagrado é contado e comentado de forma sucinta pela “The Zondervan Corporation” no original “The Story“, que aqui foi traduzido por Fabiano Moraes. Seu texto acrescenta muito culturalmente, sem anular a importância da leitura do Velho e Novo Testamento.

A Biblioteca lá de casa recomenda e assina embaixo.

por Janaína Soares Vieira Borghetti