Pular para o conteúdo
Início » Senac Barretos sai na frente e investe em capacitação profissional no ramo da construção civil

Senac Barretos sai na frente e investe em capacitação profissional no ramo da construção civil

Senac participa da Semana Global do Empreendedorismo

Inédito na cidade, curso de Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção terá 80% de vagas gratuitas

O Senac Barretos abre inscrições para a Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção, que terá 24 vagas destinadas a bolsistas, o que corresponde a 80% das vagas. Inédito na cidade, o curso vem em resposta ao amplo e crescente mercado da construção civil. De acordo com o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon), existem, na região, 28.026 trabalhadores com carteira assinada e o número de novos postos de trabalho formais criados só tende a crescer.

A Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção é destinada a técnicos em segurança do trabalho, engenheiros, arquitetos, tecnólogos em edificações e profissionais com experiência comprovada no setor. Os profissionais serão capacitados a reconhecer, avaliar e controlar nos canteiros e frentes de trabalho os riscos potenciais; qualificar, quantificar e rastrear possíveis situações de trabalho inadequadas; contribuir para a gestão ambiental, distinguindo os principais resíduos gerados e auxiliando em sua eliminação ou minimização; e conscientizar na utilização segura dos equipamentos e máquinas e na prevenção de acidentes.

“O ramo da construção é responsável por um alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em função da exposição constante dos trabalhadores a fatores de risco, como vibração, altura, ruídos, esforços repetitivos, choques elétricos, soterramento, desabamento e agentes químicos. A presença de técnicos em segurança do trabalho, com formações específicas na área, é fundamental para reduzir esses indicadores”, ressalta Marlene dos Santos Zequim, gerente do Senac Barretos.

Os interessados na especialização técnica devem ter concluído o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Sua metodologia compõe atividades como estudo de casos e do meio, problemas, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos. No decorrer do aprendizado, será elaborado um projeto considerando contextos similares aos encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

Mais informações podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/barretos, pelo telefone (17) 3312-3050 ou diretamente na unidade, localizada na Avenida 21, n° 87.

Serviço
Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção
80% das vagas gratuitas
Data: a partir de dezembro de 2012
Local: Senac Barretos
Endereço: Avenida 21, n° 87
Telefone: (17) 3312-3050
Informações: www.sp.senac.br/barretos
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: http://www.sp.senac.br/redessociais