Pular para o conteúdo

Enxadristas de Guaíra são destaque na região

Hiago Bonjorno é Campeão da Liga do Enxadrista 2012

No último dia 25 de novembro, foi sediado em Catanduva/SP, a etapa final da Liga do Enxadrista 2012. O torneio foi realizado nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Calvário – o “Colegião”, com mais de 70 enxadristas. Guaíra foi representado por 10 enxadristas que somaram pontos importantes para a conquista da classificação final da Liga.

Os Professores Paulo Rezende e Marta Komatsu acompanharam os seus pupilos e as jovens revelações do município e obtiveram os seguintes resultados:

  • Categoria Sub 08 feminino: Paula Venceslau Silva conquistou a 2ª colocação;
  • Categoria Sub 10 feminino: Sofia Clemente Carvalho conquistou a 3ª colocação;
  • Categoria Sub 12 masculino: Pedro Clemente ficou em 3º e Gabriel Venceslau na 6ª colocação;
  • Categoria Sub 12 feminino: Marcella Liberato conquistou a 4ª colocação;
  • Categoria Sub 14 feminino: Bianca Brandão ficou na 4ª. colocação;
  • Categoria Sub 14 masculino: João Guilherme conquistou a 3ª colocação, seguido por Gabriel Peres e João Vitor Furtado, respectivamente;
  • Categoria Absoluto: Paulo Rezende ocupou a 2ª colocação empatando com o campeão da Etapa.
Equipe de Xadrez
Equipe de Xadrez

Ao longo do ano foram disputadas 6 etapas sendo, respectivamente, em: Tabapuã, Guairá, Mirassol, Monte Aprazível, São José do Rio Preto e Catanduva. Participaram da Liga, enxadristas de 13 cidades: Catanduva, Catiguá, Guairá, Mirassol, Monte Aprazível, Olímpia, Penápolis, Pindorama, Poloni, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo (Capital) e Tabapuã. Ao finalizar nesta última Etapa, tivemos a classificação realizada pelo somatório de pontos conquistado durante toda Liga, assim, mais uma vez, os enxadristas de Guaíra se figuraram entre os melhores da região Noroeste Paulista, veja:

  • Categoria Sub 08 feminino: Paula Venceslau Silva foi Vice-Campeã da Liga;
  • Categoria Sub 10 feminino: Sofia Clemente Carvalho também foi Vice-Campeã da Liga;
  • Categoria Sub 12 masculino: Pedro Clemente também foi Vice-Campeão da Liga;
  • Categoria Sub 12 feminino: Marcella Liberato foi a 3ª colocada da Liga;
  • Categoria Sub 14 masculino: João Guilherme ficou como Vice-Campeão da Liga;
  • Categoria Absoluto: Paulo Rezende ocupou a 2ª colocação empatando com o campeão da Etapa;

Outros enxadristas que também participaram da Liga caso este dos enxadristas: Gabriel Venceslau (6º – Sub 12), Maria Gabriela Corsi (7º – Sub 10), Carlos Sturaro Jr (19º – Sub 10), Nauê Oliveira (5º – Sub 14), Gabriela Sturaro (8º – Sub 14), Bianca Brandão (10º – Sub 14), Gabriel Peres Mouraria (8º – Sub 14), João Vitor Furtado (25º – Sub 14), Priscila Barros (6º – Absoluto), Rafael Monteiro (9º – Absoluto), Rafael Pimentel (15º – Absoluto), Leandro Guilherme (16º – Absoluto) Ant. Carlos dos Santos (17º – Absoluto), Fernando Silva (20º – Absoluto),

Equipe Geral
Equipe Geral

Além de todos estes destaques, revelações e conquistas, por possuir uma equipe tão jovem e com apenas este ano de treinamento as conquistas foram inúmeras e o melhor ainda está por vir; o jovem enxadrista, Hiago Bonjorno, não pôde disputar a última etapa, esta de Catanduva, por estar prestando vestibulares e mesmo assim conquistou o título de melhor enxadrista da Categoria Sub-16.

Tendo aulas com o Prof. Paulo Rezende desde março de 2011, Hiago vê que a seriedade e dedicação nos treinos fez a diferença para a conquista do título: “este título deve-se ao fato de ter tido compromisso com o torneio e de meus treinamentos, só com o esforço pode se ganhar algo e, como tinha colocado o torneio como meta/sonho, estudei muito para vencer o torneio.”. Hiago dedica o título, à sua família, à escola Irum Curumim, que abriu um espaço para o xadrez conjuntamente ao Prof. Paulo, e menciona que o xadrez na escola foi de grande valia para sua constante melhora nos estudos, comportamento e conquistas.

Prof. Paulo e Hiago
Prof. Paulo e Hiago

Aproveitando, Rafael Monteiro convida a todos para participar da última etapa classificatória do Circuito Rápido Municipal no próximo domingo, dia 09 de dezembro, a partir das 12h30. Ritmo de 16 minutos para cada jogador em 5 ou 6 rodadas, nas dependências da Escola Estadual Zezinho Portugal. Compareça!

A equipe de xadrez de Guaíra recebe o apoio da Prefeitura Municipal, da Coordenadoria Municipal de Esportes e, também, os novos nomes, destaques e revelações são oriundos da implantação de Aulas de Xadrez na escola Irum Curumim. Aproveitamos o ensejo para agradecer a cada patrocinador, cada apoio e a cada incentivo ao Xadrez Guairense pelo ano de 2012.