Pular para o conteúdo

Benefícios do Suco de Laranja

suco-de-laranja

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas devem ingerir mais de 400 gramas de frutas, verduras e legumes diariamente.

A ingestão de frutas está fortemente relacionada à redução do risco de doenças crônicas, principalmente cardiovasculares, e o suco de laranja contém as substâncias da fruta que são benéficas à saúde.

O consumo de suco de laranja não dispensa tratamentos médicos e a adoção de uma dieta equilibrada. Entretanto, o suco de laranja é rico em vitamina C, duas vitaminas do complexo B (folato ou ácido fólico e tiamina), beta-caroteno, fibras, potássio e flavonóides.

Vitamina C
A vitamina C torna o organismo mais resistente às infecções, possui propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, combater estresses e alergias, diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Flavonóides
Os flavonóides são substâncias atuam como anti-oxidantes e podem diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, pesquisas recentes mostraram influência positiva dos flavonóides no metabolismo de lipídios.

Beta-caroteno
O beta-caroteno, por sua vez, possui alto poder antioxidante e contribui para a prevenção de câncer, infarto e outras doenças.

Potássio
O potássio é importante para o funcionamento dos nervos e alguns estudos mostram que ajuda a reduzir o risco de hipertensão.

Fibras
A ingestão de fibras proporciona diversos benefícios, entre eles a redução do colesterol total e triglicerídeos, aumento da sensação de saciedade, melhora no funcionamento intestinal e prevenção de doenças como diverticulite e câncer de cólon.

Prevenção de cálculos renais
Segundo pesquisadores do UT Southwestern Medical Center, a ingestão diária de um copo de suco de laranja pode prevenir a recorrência de cálculos renais de maneira mais efetiva que outros sucos de frutas cítricas. Esse estudo foi publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, e mostrou que nem todos os sucos de frutas cítricas ajudam a prevenir a formação de cálculos renais da mesma forma.

O citrato de potássio é um dos medicamentos indicados para o tratamento, entretanto alguns pacientes podem não tolerar os efeitos colaterais do mesmo, e nesse caso é recomendado incluir na dieta alimentos ricos em citrato, como o suco de laranja.

Exercícios físicos e suco de laranja
A pesquisadora Nancy Preising Bonifácio, em suas teses de mestrado e doutorado realizadas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara (SP) sob orientação da Profa Dra. Thais Borges César, concluiu que o suco de laranja associado a exercícios físicos pode ser aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.

A pesquisa de mestrado mostrou que mulheres que ingeriram 500ml de suco de laranja antes dos exercícios tiveram uma menor concentração de ácido lático no sangue comparado ao grupo que não ingeriu o suco. Isso significa que o grupo que ingeriu suco apresentou menor fadiga corporal. Além disso, essas mulheres tiveram um aumento de 18% no colesterol bom e redução de 15% no colesterol ruim.

No caso dos homens, a pesquisa de doutorado mostrou que também houve redução nos níveis de colesterol total e LDL (o colesterol ruim).

Estudos realizados na Universidade de Harvard também mostraram que o consumo de um copo diário de suco de laranja favorece a redução do mau colesterol e aumento do bom.