Pular para o conteúdo

Dengue cai quase 78% em três semanas

dengue diminui (1)

A grande mobilização intersetorial contra a dengue deu certo. O número de notificações de casos apresentou uma brusca queda, 77,5 % desde que foi deflagrada, há apenas três semanas, a densa campanha de combate, em que a nebulização de inseticida foi a ação central.

Uma mega operação envolvendo secretarias de Saúde, Educação, departamentos de Limpeza Pública, Almoxarifado, Deagua entre outros que participaram indiretamente, que resultou no êxito, devido seu efeito intersetorial. Ou seja, cada departamento cumpriu com o seu papel harmonicamente.

Nunca se executou tantas ações de controle de infestação ao mesmo tempo. Foram mutirões de limpeza, acompanhados por agentes de combate à dengue, limpeza de galerias de escoamento pluvial (as abertas -valetas- e a fechadas -dutos), roçadas e terrenos (públicos e particulares), ações de orientação, educação e mobilização nas escolas, mobilização da sociedade civil, clubes de serviços, líderes religiosos, de associações e lideranças de bairros, numa força tarefa que se fez presente em todos os cantos da cidade.

E o resultado foi aparecendo, na primeira semana, com o primeiro ciclo de nebulização deram entrada no sistema do Estado pelo município de Guaíra 120 casos, na segunda semana caiu para 54 e na terceira 27. O quatro ciclo de nebulização, findando o trabalho de aspersão de inseticida proporcionado pela regional da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias – ocorreu nesta semana.

“O combate a dengue é uma ação essencialmente intersetorial. O único jeito de lutar contra o mosquito é de forma integrada de todos os departamentos da Prefeitura com apoio da população”, disse a secretária de Saúde, Vânia Garcia Junqueira Tristão, ressaltando que a redução drástica não significa que a cidade deve baixar guarda. “O combate da dengue tem que ser preventivo. Evitar que as pessoas contraiam a doença, e este trabalho é feito nos meses secos do ano, eliminando todo e qualquer tipo de criadouro do mosquito”, frisou.