Pular para o conteúdo

Memorial do Peão participa de projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Memorial do Peão participa de projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Alunos da Escola Enoch Garcia, de Guaíra/SP, ao lado do monumento em homenagem ao touro Bandido

Alunos de 9 municípios da região fazem visitas monitoradas ao Museu que conta a história do rodeio e da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

O Memorial do Peão, museu localizado dentro do Parque do Peão, está participando do Programa Cultura é Currículo, dentro do projeto Lugares de Aprender: A escola sai da escola. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual de ensino a museus, centros e institutos de arte e cultura e também parques, como atividade ligada ao desenvolvimento do currículo escolar.

Através de um grande acervo, o Memorial do Peão conta a história do rodeio, da Festa do Peão de Barretos e também da Associação Os Independentes, criadora e mantenedora do museu. A parceria com a Secretaria de Estado da Educação começou em abril de 2013 e se deu através da Diretoria Regional de Ensino. A coordenadora do Núcleo Pedagógico de Arte, Maria de Lourdes Souza Fabro, foi quem propôs a inserção do Memorial no Projeto Lugares de Aprender. “Essas visitas proporcionam aos alunos momentos de aprendizado e também diversão. Elas acontecem no horário das aulas e participam alunos desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3o do Ensino Médio”, declarou Maria de Lourdes.

Para colocar o projeto em prática a Associação Os Independentes disponibilizou 2 monitores, alunos universitários, para orientar as visitas. “Além de conhecer o Memorial do Peão, os participantes conhecem todos os monumentos que existem dentro do Parque do Peão e também o Estádio de Rodeios”, declarou Angela Ortiz, coordenadora do Memorial do Peão.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Fundação para Desenvolvimento da Educação – FDE, disponibiliza o transporte e lanche para os alunos que estão divididos em 29 escolas de 9 municípios da região.

Informações à imprensa: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa / Ribeirão Preto – 16 3911 3606 / 3235 3690 / Barretos – 17 3322 6772