Finalistas da 30ª Violeira Rose Abrão são definidas

Dupla Célio & Nando, um dos finalistas da 30ª Violeira Rose Abrão (Foto: Divulgação)

Após etapas em Americana, Guaíra e Araçatuba, a final do festival será nesta quarta-feira, em Barretos, quando 12 músicas disputarão o troféu Wilson Garcia “Bezerrão”

Foram escolhidas as 12 músicas finalistas da 30ª edição da Violeira Rose Abrão. A final do concurso será realizada a partir das 19h30 desta quarta-feira – um dia antes do início da 58ª Festa do Peão de Barretos – na Estação Cultura, em Barretos. A entrada é gratuita.

Seletivas promovidas em Americana (dia 2), em Guaíra (dia 9) e em Araçatuba (dia 10) definiram quatro músicas cada, totalizando 12 para disputar o troféu Wilson Garcia “Bezerrão”. O nome do prêmio é em homenagem ao saudoso coordenador geral da Violeira, que esteve à frente de 27 das 30 edições do evento, e que faleceu em 2012. Para Edemilson José do Vale, um dos integrantes da Comissão Organizadora do Festival, “essa edição ganha um tom saudosista, pois, é o primeiro festival sem o Bezerrão”.

Para um dos coordenadores do evento, Marcos Murta, a final da Violeira promete emocionar. “A qualidade das composições está maravilhosa. A cada etapa, crescia o desafio de escolher somente quatro obras. Sem dúvida, Barretos será presenteada com as 12 melhores. A disputa vai ser acirrada.”

As cidades que sediaram as classificatórias foram privilegiadas em dose dupla: receberam importantes etapas do evento e conseguiram classificar composições que levarão seus nomes à final. No caso de Araçatuba, duas obras brigarão pelo troféu: “Arreio de Sola Batida” e “Recordando o Passado”. Guaíra vem a Barretos por meio da canção “Jeito da Roça”; e Americana será representada por “Visão de Caipira”.

Alvorada – A 30ª Violeira Rose Abrão será marcada pelo retorno da Alvorada, que anuncia a chegada da Festa do Peão. Tradicional nas décadas de 1970 e 1980, o evento está sendo resgatado este ano por iniciativa da prefeitura.

A Alvorada será iniciada com os finalistas da Violeira. Na sequência, enquanto se apura as notas, haverá show com o violeiro e cantador Guilherme Tenório e, após a divulgação dos ganhadores, show com o cantor sertanejo barretense Kleyson Nascimento.

À meia-noite, o público presenciará a queima de fogos, para anunciar o início da 58ª Festa do Peão de Barretos, que vai até o dia 25. Em seguida, haverá show de Juliano César.

Violeira – Violeira Rose Abrão é considerado o mais importante e antigo festival de música raiz, e já foi palco para grandes nomes do gênero, dentre eles, as duplas Rionegro & Solimões, Durval & Davi e Zé Henrique & Gabriel.

O concurso é promovido pela AGCIP (Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista), com apoio de Os Independentes e com recursos da Secretaria Estadual de Cultura, por meio da emenda do deputado estadual Antonio Mentor.

Outras informações podem ser obtidas junto à AGCIP, por meio do telefone 16 3241-2641 e do site www.agcip.org.br.

Classificadas para final 30ª Violeira Rose Abrão:

1. “A Maior Festa de Peão da América Latina”
Compositor: Jorge Neves
Intérpretes: João Viola & Rangel
Cidades: Londrina (PR) e Cambé (PR)

2. “Arreio de Sola Batida”
Compositor: Nilton Lourenço da Cruz
Intérpretes: Parreira & Rei do Vale
Cidade: Araçatuba (SP)

3. “Comitiva dos Sonhos”
Compositores: Adilson da Silva e Luis Cândido da Silva
Intérpretes: Guilherme & Denilson
Cidade: Birigui (SP)

4. “Documento de Violeiro”
Compositor: Livio Gianasi Mendes (Tião Reis)
Intérpretes: Tião Reis & Zé Mineiro
Cidade: Divinópolis (MG)

5. “Jardim de Deus”
Compositores e intérpretes: Zé Proença & Sueli
Cidade: Santa Bárbara D’Oeste (SP)

6. “Jeito da Roça”
Compositor: Geraldo Geloni
Intérpretes: Geraldo & Zé Mário
Cidade: Guaíra (SP)

7. “O Doutor e o Peão”
Compositor: José Armando Muzeti
Intérpretes: José Armando & Walter Muzeti
Cidade: Franca (SP)

8. “Parecia que Eu Estava Lá”
Compositor: Júnior Hartung
Intérpretes: Célio & Nando
Cidades: Rio Claro (SP) e Jaú (SP)

9. “Poder de Reconstruir”
Compositores e intérpretes: Anderson e Adriano Pereira
Cidade: Santa Bárbara D’Oeste (SP)

10. “Recordando o Passado”
Compositor: Vergílio Trevisan (Serestino)
Intérpretes: Serestino & Daniel
Cidade: Araçatuba (SP)

11. “Vida de Pirangueiro”
Compositores e intérpretes: Pedro Henrique e Doni Silva
Cidade: Matão (SP)

12. “Visão de Caipira”
Compositor: Valdenir Perri
Intérpretes: Rodrigo Viola & Valdenir
Cidade: Americana (SP)