Pular para o conteúdo

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Fundação John Deere trazem a Guaíra Projeto Planeta Água.

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Fundação John Deere trazem a Guaíra Projeto Planeta Água.O Centro Cultural Colorado, em Guaíra, receberá de 21 a 30 de agosto,  o projeto Itinerante Planeta Água – Um Mundo Sustentável, desenvolvido pela Fundação John Deere.

Com entrada franca e aberta à visitação agendada de cerca de 2.500 escolares da rede oficial de ensino do município, Planeta Água é um teatro itinerante especialmente dedicado à discussão do tema da sustentabilidade com a comunidade. O Projeto tem o apoio do Ministério da Cultura.

Sua chegada à Guaíra aconteceu a partir da visita realizada em 19 de dezembro de 2012, pela Diretora Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça à sede do escritório regional para  a América Latina da Fundação John Deere, no município de Indaiatuba, SP. Josimara foi recebida por Jones Mário Dalmolino, Diretor de Peças da John Deere para a  América do Sul e por Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação que desenvolve projetos sociais nos municípios de Catalão, GO; Nova Horizontina e Montenegro, RS; Uberlândia, MG e Indaiatuba. Também participou da audiência, a Diretora Social e de Comunicação do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

A mostra itinerante tem o objetivo  de levar conceitos de sustentabilidade para as crianças de uma forma lúdica, ensinando-as a agir em defesa de um planeta mais saudável.

O Projeto existe desde 2003 e é revitalizado a cada ano. Realiza cerca de 320 apresentações por ano para uma média de 48 mil crianças.

“É indispensável que as empresas estimulem em suas comunidades o importante debate sobre questões relacionadas à sustentabilidade ambiental. Nós, do Grupo Colorado estamos apoiando esta mostra, uma oportunidade de contribir para  educação ambiental das crianças”, afirma Josimara.

A Prefeitura do Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Educação é parceira na execução deste projeto em Guaíra. Serão realizadas duas sessões por dia, às 9h e às 14h. Cada sessão terá 90 minutos de duração.

A tenda que receberá o projeto tem capacidade para 150 crianças e foi montada na sede do IORM, Av. José Cavenaghe, 1355 – Chácara Bela Vista.

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Fundação John Deere trazem a Guaíra Projeto Planeta Água.

Para saber mais – O projeto Planeta Água investe na educação e na cultura como ferramentas básicas para o desenvolvimento do país. Além disso, explora temas como a preservação do meio ambiente e a segurança. Educando e divertido ao mesmo tempo, o espetáculo teatral narra a trajetória de Manuela, uma garota que usando seu computador navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Durante toda a peça, ela e seu novo amigo, que se transformam em personagens animados, terão de vencer muitos desafios com segurança até encontrar o verdadeiro significado desse conceito tão discutido e importante nos dias de hoje. Em sua caminhada pelas florestas e cidades, a garota se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimentos sobre questões ambientais, sociais e econômicas que são os conceitos chaves da sustentabilidade.

Depois do teatro, os atores se juntam aos alunos para um breve bate-papo sobre o tema da peça, e logo após realizam uma oficina temática que contempla uma árvore na qual as crianças recriam com fitinhas coloridas os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no país. Cada fitinha tem uma mensagem relacionada com a questão da qual ela faz parte, criando uma simbólica representação da nossa natureza. Na oficina, as crianças podem fixar o que ouviram sobre sustentabilidade e segurança e se sentir parte responsável pela preservação do meio ambiente.