Pular para o conteúdo

Sábado é dia de vacina contra a pólio

Sábado é dia de vacina contra a pólioNo sábado, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde promove a campanha de multivacinação, com ênfase para as doses contra a poliomielite. Fazendo parte da programação nacional, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) farão a vacinação das 8h às 17h.

A campanha se estende a todas as crianças menores de cinco anos e é preciso levar a carteirinha de vacinação, para que seja avaliada, e o esquema vacinal seja atualizado. Estarão disponíveis para a ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação infantil.

Conforme dados do Ministério da Saúde a vacinação tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças possíveis de prevenção em todo o país.

Pólio
É uma doença viral contagiosa e aguda que se caracteriza pelo quadro de paralisia de início súbito.  A dificuldade de se locomover começa imediatamente devido à evolução da doença.
É contagiosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.
No Brasil o último caso de paralisia infantil (pólio) foi registrado há mais de duas décadas e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.