Pular para o conteúdo

Guaíra Elege Delegado da Conferência Estadual de Cultura

Congresso Estadual de Cultura 2013

Na Conferência Estadual de Cultura de São Paulo, evento com mais de 800 representantes culturais de 420 municípios paulistas, Guaíra conseguiu emplacar um representante. O único do poder público da região administrativa de Barretos, o coordenador de Cultura, Adonias Garcia.
A conferência ocorreu no Memorial da América Latina, na capital paulista, na quarta e quinta feiras passadas, 11 e 12 de setembro, iniciando com uma sessão de abertura com inúmeros prefeitos, secretários municipais, deputados, vereadores, artistas e apresentações artísticas.
O anfitrião, cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina, saudou os presentes lembrado do líder chileno Salvador Allende. “Há quarenta anos perdemos um grande líder latinoamericano, vítima de um golpe militar. É sempre bom lembrar dos grandes líderes, aqueles que admiramos. Que a morte dele seja um exemplo para nós da cultura, que certamente queremos o melhor para todo o mundo”.
Houve proveitosos discursos como o do secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo lembrando aos presentes que “juntos temos a tarefa de refletir sobre políticas públicas de cultura para os governos Estadual e Federal, avaliarmos o que foi feito para construirmos uma agenda suprapartidária para a cultura.Tenho segurança de que temos um só objetivo, fortalecer a cultura em nosso estado”, prosseguiu Araújo. “Esta Conferência se dá num momento perfeito. Que a adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura inspire os municípios a fazer o mesmo”, convocou o Secretário.
A deputada e cantora Leci Brandão, ressaltou “diversidade é ter vários olhares, ver o plural, falar de tudo, atender a todos”
Representante do Ministério da Cultura na cerimônia, o Secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula ressaltou que “a cultura é aliada de um modelo de desenvolvimento que não é só econômico, que é sustentável e inclusivo”. “Muitas pessoas participam hoje pela primeira vez de um processo como este, de debates nos municípios, da etapa estadual e, depois, do encontro nacional. Este é também um processo educativo e didático de construção de políticas públicas que apontam para um certo modelo de desenvolvimento- com ampla e democrática participação popular”, ressaltou Córdula.
Na opinião do coordenador de Cultura do Município, Adonias Garcia a conferência foi um momento ímpar para o debate de políticas públicas culturais consolidadas que garantam ao cidadão a cultura com um bem essencial.