Pular para o conteúdo

Guaíra Entra na Luta Contra DSTs e AIDS

DST

A secretaria da Saúde de Guaíra e Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE XIV – de Barretos promoveram na terça feira passada, dia 11, um seminário abordando o tema DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e aids. Tencionando promover a conscientização sobre a prevenção os agravos à saúde a pasta local e a direção regional chamaram para o colóquio todos os setores da Prefeitura, escolas estaduais, representantes de grandes empresas, profissionais da assistência social e, dentre outros seguimentos, a imprensa.
A reunião enfocou uma mega campanha para massificar a prevenção as DSTs e aids que o Ministério da Saúde pretende promover, objetivando sensibilizar os adolescentes e adultos jovens quanto à necessidade de prevenir tais doenças. O ministério justifica a preocupação com a faixa etária da população de 14 a 29 anos, porque de acordo com dados da pasta nacional da Saúde, o número de jovens contaminados com HIV é crescente.
As ações já são executadas em Guaíra, como orientações e distribuição de preservativos em eventos e datas marcantes e frequentes campanhas sensibilizando a mídia local. No entanto a mobilização de terça feira, com apresentação de dados pela direção regional da Vigilância Epidemiológica, teve o objetivo de sensibilizar as forças vivas da comunidade para que todos propagem a orientação, se engajem mas campanhas de prevenção às DSTs e aids.
Os interlocutores das ações receberam densos subsídios que poderão disponibilizar para o público durante campanhas, datas especiais e no dia a dia.
Aproveitando o grande fluxo, especialmente de público jovem, do Guaíra Country Fest a Secretaria Municipal de Saúde montou um estande. No espaço profissionais da Vigilância Epidemiológica distribuíram material, preservativos e, o mais importante, orientações de como evitar a infecção das DSTs  e aids.

Fonte: Comunicação – Prefeitura de Guaíra