Pular para o conteúdo

Vacinação contra HPV começa nesta Segunda Feira (10)

Vacinação contra HPV começa nesta Segunda Feira (10)

A partir dessa segunda- feira (10) começa em todo o país a vacinação conta o HPV (papilomavírus humano). O público alvo da campanha são garotas de 11 a 13 anos. Elas deveram tomar 3 doses da vacina para serem imunizadas. A segunda após 6 meses e a terceira após 5 Anos.

A vacina tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero. O câncer de colo de útero é um dos que mais matam as mulheres no Brasil. E o HPV é um dos principais responsáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras de HPV. No Brasil, a cada ano, 685,4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

A intenção é que em 2014 apenas meninas de 11 a 13 anos sejam vacinadas. A partir de 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos, e em 2016, as meninas de 9 anos de idade receberiam a vacina.

A prevenção nessa faixa etária se deve pelo fato de que a maioria das garotas ainda não tem vida uma vida sexual ativa, ou seja, antes da exposição do vírus. Alguns estudos garantem que a vacinação nessa faixa tem uma resposta melhor, comparada com os adultos jovens. Já que garotas que não tiveram contanto com o HPV tem maiores chances de proteção tomando a vacina, contra lesões que podem provocar o câncer uterino.

A vacinação contra o HPV será realizada nos postos de vacinação do SUS e deve se expandir pelas escolas públicas. A meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 80% do público- alvo seja vacinado.