Pular para o conteúdo

CONSUMO SUSTENTÁVEL – Reduzir, Reutilizar e Reciclar

ciclopcsapresentacao_234
Em junho de 1992, durante uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, foi produzido um documento no qual recebeu o nome de Agende 21, que consiste num plano de ações, que de certa forma, melhoraria a situação ambiental do Planeta. Esse documento foi elaborado com a idéia de que as pessoas tenham atitudes mais sustentáveis em relação ao consumo, e assim havendo uma mudança também nos padrões de produção.

O consumo sustentável tem como objetivo promover uma reflexão sobre alguns hábitos de consumo da população. Em um mundo onde a maioria das coisas é comprada por um desejo momentâneo, a consciência ecológica é fundamental no qual se preza apenas o necessário. Onde se evita o aquisição de produtos supérfluos e o desperdício.

O modelo de produção e consumo atual vem sendo um dos principais vilões do processo nos dias de hoje. A degradação ambiental é um dos principais focos, já que sofre constantemente com os produtos desnecessários que são consumidos pelas pessoas causando a destruição da natureza.

O Desperdício também preocupa, então é essencial que as pessoas tenham consciência e economizem a água e energia elétrica. A prática dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) é uma maneira de economizar e ao mesmo tempo adquirir produtos de qualidade.

Alguns dados importantes: A cada 100 toneladas de plástico economiza-se uma tonelada de petróleo. Uma de tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores; E nada de banhos demorados, um banho de 15 minutos gasta em média 135 litros de água. Então galera, bóra usar a prática dos 3 R’s. O mundo agradece.